23 de Setembro de 2016
Unisys incorpora Datamec e passa a integrar a base do Sindpd
Aproximadamente 800 trabalhadores foram incorporados; ACT começa a ser negociado

Com a incorporação da Datamec pela Unisys, aproximadamente 800 trabalhadores passaram a ser representados pelo Sindpd.

De acordo com Celso Lopes, diretor do Sindpd responsável pela Datamec, a compra foi possível depois que a empresa foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) do BNDES. "A Unisys já tinha controle acionário sobre a Datamec, e, depois da compra, os trabalhadores da empresa passaram a ser representados definitivamente pela outra companhia.  O detalhe é que a Unisys não era da nossa base, mas passou a ser porque eles mudaram o CNAE [Classificação Nacional de Atividades Econômicas], e cerca de 800 trabalhadores estão agora inclusos na nossa base", contou.

Campanha salarial

Após a incorporação, a diretoria do Sindpd se reuniu com representantes da Unisys para debater o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2016. "Estivemos reunidos para tratar da fusão dos Acordos Coletivos. É um processo que tem que ser feito com cuidado; precisamos olhar a pauta da Datamec, a da Unisys e fundir esses dois Acordos", comentou João Antonio Nunes, vice-presidente do Sindicato.

João Antonio ressaltou ainda que a empresa apresentou uma proposta que deve ser analisada para que seja garantido e preservado o direito do trabalhador. "A empresa apresentou uma proposta preliminar, mas nós vamos analisar cada um dos tópicos e faremos uma contraproposta. Temos urgência em fechar, até porque a data base é maio, e com a unificação esse processo só pode ser iniciado agora", explicou.

O próximo encontro acontece dia 03 de outubro, às 10 horas na sede do Sindpd. O Sindicato fará uma contraproposta em cima da pauta de reivindicações até chegar a um acordo que possa ser apresentado para os trabalhadores.