14 de Dezembro de 2016
Trabalhadores da Prodam aprovam pauta do Acordo Coletivo de Trabalho 2017
Proposta será enviada pelo Sindpd à companhia para negociação

Os Trabalhadores da Prodam, das unidades Francisco Matarazzo e Pedro de Toledo, aprovaram por unanimidade, nesta segunda-feira (12), a pauta de renovação do Acordo Coletivo Complementar de Trabalho (ACCT) 2017. Dentro da proposta aprovada pelos empregados está o reajuste salarial de 8% mais 3% de aumento real, adicional noturno de 50% da hora normal, apresentação de um plano de resultados até o dia 30/03/2017 para proposta de PR do ano e auxílio-alimentação no valor de R$ 40. Incentivos à práticas esportivas com pagamento ou reembolsos de inscrições e o adicional de tempo de serviço, com 3% para cada 5 anos de trabalho, também estavam na pauta.

Para o vice-presidente do Sindpd, que conduziu a assembleia e tirou dúvidas dos trabalhadores na unidade Francisco Matarazzo, João Antonio Nunes, o ato foi bastante positivo e os trabalhadores devem se manter mobilizados.

"A assembleia foi excelente, tivemos uma grande participação dos empregados da Prodam. As pessoas não arredaram o pé do auditório, porque realmente estavam preocupadas com a pauta que nós vamos apresentar para a diretoria ainda esse mês. As discussões realizadas sobre a companhia e seu futuro também foram pontos importantes. Mas ficou muito claro e evidente de que a Prodam precisa se manter mobilizada para fazer qualquer tipo de enfrentamento, seja na negociação coletiva ou em outras questões que afetem diretamente o trabalhador", disse.

Ainda segundo o vice-presidente do Sindpd, esse Acordo com a Prodam existe há pelo menos duas décadas e tende a melhorar ano a ano.

"Com mais de 20 anos, esse Acordo tem cláusulas já consolidadas que beneficiam todos os empregados. Buscamos sempre atualizá-lo de acordo com a atual realidade e atendendo à expectativa dos trabalhadores. Nosso objetivo é sempre melhorá-lo ano a ano", completou.

Após aprovada, a comissão irá incluir na pauta alguns itens discutidos e encaminhará para a diretoria da Prodam, que hoje conta com mais de 900 trabalhadores.

"Depois de encaminhada a pauta, vamos aguardar que nos chamem para negociar. Normalmente, a Prodam chama para negociação após a Convenção Coletiva da categoria. A assembleia de hoje foi muito representativa, a participação dos trabalhadores foi muito boa, algumas colocações feitas por eles serão incorporadas na pauta de reivindicações", falou o diretor do Sindpd, Edison Alexandre Galli.

Os trabalhadores, que tiveram voz ativa durante a assembleia, também gostaram das melhorias apresentadas pela pauta.

"Eu gostei das propostas, acredito que são favoráveis para o grupo de colaboradores. Por isso, sou a favor do que foi proposto. Eu destacaria o auxílio-educação, pois para quem quer se aprimorar, educação é o caminho", falou Bruno De Oliveira, funcionário há 1 ano.

Para o novo integrante da comissão dos empregados, Júlio Cesar Gonçalves Pereira, que trabalha na Prodam há 7 anos, as discussões realizadas na assembleia foram muito importantes.

"É sempre positivo a gente discutir sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, é uma forma de abrir uma comunicação com a empresa e tentar melhorar tudo aquilo que a gente já vem angariando aos longos dos anos. Tudo que conseguimos colocar em pauta e levar para mesa de negociação faz com que a gente evolua. Mesmo que as propostas não sejam alteradas, ainda sim, o diálogo entre as duas partes foi instituído", falou.

Os trabalhadores da unidade Pedro de Toledo também gostaram da pauta.

"As propostas foram condizentes com a atual situação que estamos passamos. Sempre confiamos muito na representatividade das entidades para conseguirmos alguma coisa. Não adianta pedir demais, tem que pedir aquilo que é coerente com a situação", explicou Idalécio de Souza Filho, que tem 35 anos de Prodam.

Confira aqui a galeria: