08 de Maio de 2017
Para alertar sobre a segurança no trânsito, Sindpd apoia Movimento Maio Amarelo
Regional de Araraquara aderiu à campanha de conscientização; ação visa sensibilizar a população sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito

Cerca de 90% das mortes no trânsito acontecem em países em desenvolvimento, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Aumento da frota, falta de planejamento e baixo investimento em segurança das vias públicas são os principais fatores que colocam o Brasil entre os países com o maior número de fatalidades causadas por acidentes.

Com o intuito de alertar para a nona maior causa de mortes no mundo, o Movimento Maio Amarelo coloca em pauta a segurança viária e conscientiza sobre o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Em apoio à causa, a regional do Sindpd em Araraquara irá entregar laços amarelos durante todo o mês de maio. Com a adoção de campanhas de responsabilidade social, o Sindpd tem exercido um papel fundamental na comunidade. Em abril, o tema em destaque foi saúde e segurança no trabalho.

Dessa vez, os laços amarelos estão sendo entregues àqueles que visitam a entidade, bem como durante as assembleias realizadas nas empresas de TI de Araraquara. A receptividade e o reconhecimento dos trabalhadores são notáveis, afirma Daniel Forini. "Tem sido uma experiência gratificante. Fazemos uma explanação do tema, divulgamos na imprensa. O resultado tem sido extremamente positivo", comemora o diretor da regional.

Maio Amarelo - atenção pela vida

Em 2010, a Assembleia-Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito".

Intitulada "Maio Amarelo", a campanha de conscientização para a segurança no trânsito acontece mundialmente. No Brasil, o movimento é coordenado entre o poder público e a sociedade civil, e pode ser adotado por entidades e empresas.

Para evitar que o número de mortes causadas por acidentes aumente nos próximos anos, a mobilização é fundamental. A OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030.