Responsabilidade Social
03 de Abril de 2017
Com Campanha Abril Verde, Sindpd relembra o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Regional de Araraquara irá distribuir laços verdes no mês de abril; objetivo é conscientizar a população sobre a importância de zelar pela saúde do trabalhador brasileiro

No dia 28 de abril de 1969, uma explosão no estado norte-americano da Virginia matou 78 trabalhadores de uma mina. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral.

Com o intuito de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância de zelar pela saúde e segurança no trabalho, a regional do Sindpd em Araraquara irá distribuir laços verdes durante todo o mês de abril. "A mobilização se faz necessária para reduzir os acidentes e os agravos à saúde do trabalhador, além de incentivar o envolvimento da sociedade, dos órgãos governamentais, empresas, entidades de classe, associações, federações e da sociedade civil. Organizados, podemos prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho", alerta o diretor da regional em Araraquara, Daniel Forini.

A data se tornou marco histórico na luta por melhorias nas condições de segurança e saúde. No Brasil, foi instituída pela Lei nº 11.121, de 2005. "Este dia é um lembrete de que é tempo de termos um tratamento justo e igualitário perante a lei para mortes e acidentes de trabalho", enfatiza Daniel Forini. O diretor do Sindpd ainda relembrou outro marco importante do mês de abril - o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7. Instituída pela Organização Mundial da Saúde em 1948, a data tem como objetivo promover a conscientização acerca da qualidade de vida, bem como alertar para os diferentes fatores que afetam a saúde da população mundial. "Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade", completou Forini.

Saúde e segurança para o trabalhador de TI

Com o objetivo de organizar, fortalecer e dar subsídio ao trabalho dos profissionais responsáveis pela segurança dos empregados de TI, o Sindpd organiza o Seminário de CIPAs (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Destinados aos cipeiros e integrantes do departamento de RH das empresas de tecnologia da informação do Estado, os seminários reafirmam, através de diferentes abordagens, a saúde como fator fundamental para o equilíbrio profissional.

Os seminários de CIPAs são importantes parar evitar que os trabalhadores se machuquem durante a realização de suas atividades. No caso dos profissionais de TI, que possuem uma rotina voltada para computadores, programação de códigos, números e solução de problemas, o papel desses grupos assume uma diretriz diferente. A possibilidade de acidentes no dia a dia da categoria é baixa, mas com a pressão por resultados e o ritmo de trabalho acentuado os profissionais desenvolvem doenças como Lesão por Esforço Repetitivo, Tendinite e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT), além de apresentarem alto nível de estresse.

Com 14 edições em São Paulo e duas no interior - em Sorocaba e Campinas -, o evento já contou com a participação do professor Marcio Atalla, autor de referência nacional em saúde e qualidade de vida, Magda Costa, psicóloga colaboradora dos setores de pesquisa e tratamento do núcleo de Dependências de Tecnologias do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI) e do médico Drauzio Varella.