Parcerias
28 de Outubro de 2016
Associados têm desconto exclusivo na plataforma digital Mente Turbinada
Jogos desenvolvidos para o treinamento cerebral prometem melhorar a memória e concentração

Com a pressão por resultados e o ritmo de trabalho acelerado, o profissional de tecnologia da informação está constantemente em risco relativo à saúde física e emocional. Por esse motivo, o debate e a prevenção de doenças como estresse, Lesão por Esforço Repetitivo (LER), tendinite e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) são frequentes. Pouco se fala, porém, da saúde do cérebro. Descobrir a origem do problema, arquitetar caminhos e formular soluções - ações recorrentes no dia a dia do trabalhador de TI - exigem esforço contínuo da mente. Como consequência, a rotina se torna intelectualmente massiva.

Em incentivo ao desenvolvimento cerebral e à prevenção de doenças neurológicas, o Sindpd fechou uma parceria com o programa Mente Turbinada. Por meio de uma programação semanal de treinos que estimulam a saúde da mente, a plataforma digital oferece jogos selecionados de acordo com as habilidades de cada usuário. As atividades são centradas em cinco funções cognitivas: memória, linguagem, percepção, concentração e raciocínio. Com o convênio, associados do Sindpd terão desconto na assinatura do programa - a anuidade passa de R$ 179,88 (preço regular) para R$ 59,88 (condição exclusiva para associados).

Ginástica Cerebral

Influenciado por ações, experiências e percepções, o ser humano é capaz de se adaptar às mais diversas circunstâncias. Assim como as mudanças comportamentais são constantemente observadas, o cérebro também está sujeito a adaptações. É a chamada plasticidade cerebral - capacidade que o órgão tem de modificar seu funcionamento e organização estrutural. A habilidade é alvo de estudos da neurociência, área que se ocupa em desvendar o funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso.

Apesar de ser apto a transformações e avanços, o cérebro necessita de estímulo para se desenvolver. Partindo deste princípio, a plataforma digital Mente Turbinada propõe o aperfeiçoamento da mente por meio de jogos lúdicos. Idealizado pelo Dr. Paulo Camiz, clínico geral e geriatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, o projeto reúne médicos, analistas de sistemas, designers e programadores para a criação de atividades focadas no treinamento cerebral.

Os treinos, formulados com base no perfil de cada usuário, visam minar a "zona de conforto" e impulsionar o desenvolvimento gradativo do cérebro. Segundo Sandra Di Ricco Panzoldo, do Mente Turbinada, a rotina de exercícios se assemelha à de uma academia. "Embora você pense que está exercitando tudo o que pode, se isso está sob seu controle, você está na zona de conforto. O Mente Turbinada acredita que o usuário sempre pode subir um degrau a mais. É como levantar peso em uma academia - hoje o seu limite pode ser pouco, mas amanhã, com treino e dedicação, será maior", compara.

Apesar de o profissional de TI trabalhar na resolução de questões complexas - e, consequentemente, no progresso das funções cognitivas -, é possível apresentar dificuldades em atividades rotineiras. "Você pode resolver problemas no trabalho, mas se organiza bem no dia a dia? O estímulo das áreas cognitivas permite essa visão geral. O treinamento vai apresentar um novo jeito de resolver as coisas", explica Sandra Panzoldo.

O programa

Disponível para acesso através do portal e pelo aplicativo, o programa Mente Turbinada possui mais de 40 mil usuários registrados no País. São mais de quinze jogos desenvolvidos para o treinamento cerebral. Os exercícios atuam em diversas áreas do cérebro, tais como: memória, linguagem, percepção, concentração e raciocínio.

A meta proposta é de 90 minutos por semana, que podem ser distribuídos livremente pelo usuário. A análise de resultados é feita através do IDC® (Índice de Desenvolvimento Cerebral) - indicador que mensura as áreas cognitivas e avalia os treinos.

Como obter o desconto

A parceria do Sindpd com o Mente Turbinada oferece aos associados um desconto de mais de 60% no valor da anuidade. O pagamento deverá ser feito em parcela única e a assinatura terá validade de um ano.

Para obter o desconto, é preciso selecionar, no momento do cadastro na plataforma, a opção "tenho cupom promocional". Em seguida, basta inserir o código - fornecido por e-mail para os associados - para que a condição seja aplicada.

Confira aqui a galeria: