Parcerias
04 de Abril de 2023
Espetáculo Solitária, do grupo português Cia Alma D´Arame, em única apresentação no Teatro Commune

No dia 8 de abril, sábado, às 21h, acontece a apresentação do espetáculo Solitária, da Cia Alma D´Arame, de Portugal, no Teatro Commune. O espetáculo é a continuação da performance que o grupo desenvolve desde o início de seu trabalho, que une cinética e multimídia. A ideia é mostrar o espaço solitário e criativo de cada um, rumo ao espaço comum de criação.

É neste espaço-laboratório que se desenrola esse confronto entre o homem e a máquina, o real e o virtual e que levará à experimentação de novas narrativas. O movimento cinético do corpo e como ele ocupa o espaço vazio irá construir essa narrativa visual e sonora.

Residente em Montemor-o-Movo, o grupo teatral é um dos mais expressivos representantes de teatro de marionetes de Portugal. Criada em 2006, a companhia busca valorizar o patrimônio de marionetes tradicionais e contemporâneas, além de promover a cultura com uma linguagem transversal entre a tradição e a modernidade.

A companhia também contribui para a capacitação do indivíduo e da sociedade em que se insere, no âmbito dos valores da igualdade, da justiça, da liberdade, da cidadania plena, do humanismo e da paz. Desde 2008, organiza o Encontro Internacional de Marionetas, que se tornou um importante festival europeu no campo da animação.

Espetáculo Solitária

A parceria entre o Teatro Commune e a Cia Alma D´Arame

Durante a pandemia, a Commune e a Rede de Teatros e Produtores Independentes realizaram uma Mesa de Discussão intitulada A Reabertura dos Teatros e o Intercâmbio entre Brasil e Portugal, durante o I Encontro de Teatro Independente, que teve apoio da Lei Aldir Blanc.

Esse encontro contou com a presença de Amândio Anastácio, diretor do espetáculo Solitária, responsável pelo Encontro Internacional de Marionetas de Monte Mor, o Novo, além de João Garcia Miguel, diretor de Lisboa, agora com um teatro em Torres Vedras e que já esteve algumas vezes no Brasil com espetáculos e oficinas, e Antônio Revez, de Beja, que também desenvolve um festival de artes.

Agora, o objetivo é ampliar esse intercâmbio, levando espetáculos da Commune para Portugal e trazendo, já em outubro, a Cia João Garcia Miguel ao Brasil. O projeto de vinda do grupo português a São Paulo é uma parceria do Teatro Commune e a UNESP, com apoio do governo de Portugal, em seu programa de internacionalização das artes

Ficha Técnica - Solitária

Direção: Amândio Anastácio

Interpretação: Jorge Serena