Notícias
Parcerias
WhatsApp
05 de Maio de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Espetáculo Otelo, baseado em William Shakespeare, com transmissão gratuita no canal do Coletivo Teatral Commune em 11 de maio
Com adaptação e direção do inglês John Mowat, a montagem recebeu o Prêmio de Produção Inédita do PROAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado de São Paulo, em 2017



No dia 11 de maio, quinta-feira, às 20h, o Coletivo Teatral Commune transmite o espetáculo "Otelo", baseado na peça de William Shakespeare, no canal do Coletivo Commune. A apresentação acontece por meio do Ponto de Cultura da Commune (Edital 51/2022).

"Otelo", adaptação livre de John Mowat, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento. A peça é construída a partir da linguagem da comédia física e visual, desenvolvida por Mowat.

Na peça, Desdêmona é negra e Otelo é um general branco e jovem. Cinco atores representam todas as personagens sem mudar de figurino, nem cenários, apenas com mudanças de postura, voz, gestual e de objetos. Cada personagem é apresentado com um objeto singular: óculos, chale, cachecol. A peça fez muito sucesso no Teatro Commune, lotada em todas as sessões.




Elenco de Otelo: Armando Liguori, Andrea Marquee, Natalia Albuk, Paulo Dantas e Augusto Marin. Crédito: Alexia MaríliaElenco de Otelo: Armando Liguori, Andrea Marquee, Natalia Albuk, Paulo Dantas e Augusto Marin. Crédito: Alexia Marília




Sinopse

Desdêmona, uma jovem negra, e Otelo, general de Veneza, jovem e branco, casam-se secretamente contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia. Iago quer vingar-se de Otelo por ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente coronel. Seu plano é fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdêmona são amantes. Primeiro faz Cassio ficar bêbado e brigar, ferindo o Governador de Chipre, sendo demitido por Otelo. Depois mostra a Otelo um sonho erótico de Desdêmona com Cassio.

Em seguida, rouba um lenço de Desdêmona e o coloca no quarto de Cassio, fazendo com que Otelo saiba. Iago convence Rodrigo a matar Cássio pelo amor de Desdêmona. Rodrigo e Cássio duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo, mas diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdêmona. Emília revela que Desdêmona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido, prende Iago e encerra a tragédia.




O diretor inglês John Mowat

John é um dos encenadores e mímicos mais criativos e originais da atualidade. Nasceu em Londres, onde estudou mímica corporal com Ronal Wilson e Jacques Lecoq. Em 94, criou a companhia Oddbodies Theatre em Londres. Como ator e diretor, com seu estilo de comédia altamente visual, viajou por mais de cinquenta países. Foi parceiro de Nola Rae e Matthew Ridout e dirigiu, por 17 anos, a Companhia do Chapitô, de Lisboa, Portugal, criando espetáculos como Édipo Rei, Macbeth, A Tempestade, Romeu e Julieta, Medeia, Tartufo, entre outros.



A reescrita e adaptação de Otelo



Em 2017, durante dois meses de intenso trabalho, a peça foi inteira reescrita, cena por cena, através de improvisações, pelo diretor e pelos atores, com cenas e falas que indicam as ações mais relevantes para a trama, na busca de uma versão de Otelo atual e teatral.

Cada um dos atores interpreta dois ou três personagens e estão o tempo todo em cena. Os figurinos são roupas comuns, como calça jeans e camiseta, com adereços específicos que diferenciam as personagens, como, um chapéu, um óculos, uma touca, uma echarpe e um lenço.



Sobre a Coletivo Teatral Communne

Fundada em 2003, a COMMUNE é um importante núcleo de pesquisa, produção, formação e intercambio teatral que pesquisa e monta espetáculos usando uma linguagem não realista e popular, as máscaras de Commedia Dell? Arte, a comicidade física e visual, a improvisação, a música em cena, entre outros recursos.

Algumas das principais produções do grupo são "O Inspetor Geral" (2004), "A Verdadeira história de Adão e Eva" (2006), "Arlecchino", de Dario Fo (2007), "Nem todo Ladrão vem para Roubar" de Dario Fo (2009), "O Mentiroso, de Goldoni" (2010), "3 vezes A Igreja do Diabo" (2011), "A Greve das Pernas Cruzadas" (2012), "Ton Sur Ton", de Mario Viana (2014), "Anti Comics, descontruindo Super Heróis", de Sonia Daniel (2016), Coprodução internacional pelo IBERESCENA; "Revisitando o Teatro de Revista - Oba!" (2016), "Histórias de Verão" (2017), "Otelo" (2018) com direção de John Mowat e Os Segredos da Commedia Dell? Arte, de Augusto Marin.

Em 2014, o COMPRESP e Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo declarou a COMMUNE um Bem Imaterial do Município de São Paulo, ao lado de outros 22 cias. teatrais da cidade.



Ficha Técnica - Otelo, baseado na obra de William Shakespeare

Direção: John Mowat

Codiretor e responsável pela Direção: Augusto Marin

Elenco: Armando Liguori, Andrea Marquee, Natalia Albuk, Paulo Dantas e Augusto Marin

Administrador: Anderval Areias

Diretora de Produção: Luciane Ortiz

Luz: Agnaldo Nicoletti

Realização: Commune



Serviço - Otelo - transmissão online

Data: 11 de maio, quinta-feira, às 20h

Onde: >>
- Canal do Coletivo Commune

Classificação: 12 anos

Duração: 1h10 minutos

Gênero: Tragicomédia


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz