09 de Maio de 2024
Ansiedade, depressão, burnout: Sindpd oferece palestra gratuita para empresas

Doenças psicológicas relacionadas ao stress no trabalho têm afetado um número cada vez maior de trabalhadores, em muitos casos levando a consequências graves que impossibilitam o profissional a seguir trabalhando, como no caso do burnout (síndrome do esgotamento profissional), ou até suicídio.

Uma pesquisa da International Stress Management Association (ISMA) divulgada no ano passado revelou que 30% dos trabalhadores brasileiros - o equivalente a 28 milhões de pessoas - sofrem de burnout.

A questão da saúde mental dos trabalhadores acendeu um alerta no Conselho Nacional de Saúde (CNS), que no ano passado criou um grupo de trabalho para investigar mortes relacionadas ao stress no trabalho após avaliar diversos dados preocupantes, por exemplo, o fato de que em 2020 o INSS registrou quase 290 mil afastamentos por transtornos mentais.

No setor de TI a situação é ainda mais grave que o cenário geral. Um levantamento da Digital Ocean, de 2019, indicou que 82% dos desenvolvedores dos EUA registraram algum desgaste relacionado ao burnout, porém o cenário se intensificou após a pandemia de Covid-19.

Na pandemia, muitas empresas precisaram criar soluções que possibilitasse a continuidade de seu negócio por canais digitais devido ao isolamento social. Os profissionais de TI então passaram a sofrer uma pressão ainda maior com prazos de entregas urgentes, a fim de dar conta de todas essas necessidades emergenciais.

Uma pesquisa da AppDynamics feita em 2023 com profissionais de TI mostrou que:

- 81% sentem maior frustração com o trabalho;
- 63% aumentaram os conflitos com os colegas;
- 84% têm dificuldade de se desligar do trabalho na sua rotina.

Palestras gratuitas

Como resposta a esses desafios, o Sindpd-SP está oferecendo palestras gratuitas sobre saúde mental a empresas interessas em criar um ambiente corporativo mais saudável para os trabalhadores.

As palestras serão ministradas por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay.

A pedagoga irá abordar as "soft skills", conceito muito utilizado no ambiente corporativo que nada mais são do que "habilidades subjetivas", ou seja, habilidades na relação interpessoal, criatividade, resiliência, pensamento crítico, autoconhecimento, entre outras.

As empresas podem escolher dentre diversos temas disponíveis. Uma das palestras, por exemplo, tem como foco justamente as doenças psicológicas que afetam os profissionais de TI.

"O estresse, a ansiedade e a depressão são comuns nesses profissionais principalmente devido à pressão do trabalho com prazos apertados, transformações constantes e até mesmo pela natureza muitas vezes solitária da sua atividade", explica a pedagoga.

Nesta palestra, ela explica que serão abordadas ferramentas para que os trabalhadores aprendam a balancear a vida pessoal e profissional, lidem de forma mais equilibrada com as pressões inevitáveis do trabalho, aprimorem o trabalho em equipe e colaborativo, além de sugestões de iniciativas corporativas para engajar melhor seus funcionários.

As palestras poderão ser acompanhadas por profissionais de Recursos Humanos (RH), que também poderão se aprimorar nas questões relacionadas à saúde mental dos empregados. As empresas interessadas devem encaminhar uma solicitação para o e-mail [email protected].

(Foto: Reprodução)