15 de Março de 2024
CI&T tem até segunda-feira para responder notificação do Sindpd
Sindpd notifica empresa CI&T após inúmeras denúncias, exigindo esclarecimentos e respeito aos direitos dos trabalhadores

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de São Paulo (Sindpd) notificou formalmente a CI&T, após receber diversas denúncias de seus filiados sobre práticas prejudiciais aos funcionários. As denúncias incluem casos de assédio moral, prática antissindical, descumprimento da cláusula de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), CLT Flex e congelamento de promoções com acúmulo de funções. A empresa tem até segunda-feira para responder a notificação.

Além disso, o Sindpd está buscando esclarecimentos da CI&T sobre denúncias de demissão em massa ocorridas em 2023, sem prévia negociação com o sindicato, em flagrante desrespeito a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Outra questão levantada pelo Sindpd é o processo de transição do regime de trabalho, passando do home office para o modelo híbrido. Durante uma assembleia conduzida pelo CEO da CI&T em 01º de março, foram relatadas ameaças e práticas antissindicais por parte da administração. Em um momento tenso da reunião, o CEO proferiu declarações preocupantes, insinuando mudanças no regime de trabalho e fazendo ameaças veladas aos funcionários.

"É bom pra todo mundo? Não! Talvez tenha gente que até ache legal essa empresa meio desconectada. Assim 'i don't care', 'não cuidam de mim, eu também não cuido da CI&T, foda-se'. Ótimo, temos que tornar o ambiente insuportável para essas pessoas para eles saírem. Não quero quem não se importe com a CI&T, mas também não quero a CI&T não se importando com quem tá aqui. Esse é o jogo que eu sei jogar", foram as palavras proferidas pelo CEO da CI&T ao final do encontro, gerando grande preocupação entre os trabalhadores.

Diante dessa situação, o Sindpd está empenhado em garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que a CI&T adote práticas que respeite a negociação coletiva e os direitos dos trabalhadores. O sindicato está aberto ao diálogo e espera que a empresa se coloque à disposição para encontrar as soluções que os trabalhadores esperam.