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02 de Setembro de 2024
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UX Design: saiba tudo sobre a carreira de User Experience Designer
Conheça a área da tecnologia que se preocupa em conectar os objetivos de um produto à experiência do usuário ao interagir com ele



Um profissional de UX Design é responsável pelo desenvolvimento da interface de produtos digitais com foco em aperfeiçoar a experiência de seus usuários. Essa área de atuação surge junto com a preocupação das empresas em oferecer uma navegação simplificada e intuitiva em seus sites, aplicativos e plataformas.

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Com as fronteiras cada vez mais fluidas entre a vida online e offline, empresas que não investem na experiência do usuário em seus produtos tendem a caminhar para o desinteresse do cliente. Desta forma, essa área de conhecimento apresenta perspectivas promissoras para quem pensa em atuar com user experience designer.

O que é UX Design?

UX Design é a sigla em inglês para Designer de Experiência de Usuário. Essa área fica encarregada de desenhar e desenvolver toda a jornada e interação do cliente com a empresa e seus produtos, ocupando especial importância em qualquer serviço. Ela abrange todos os elementos que influenciam a relação da pessoa com o produto oferecido.

Uma experiência intuitiva e prazerosa faz uma plataforma ser atrativa e, consequentemente, converter vendas para a empresa. Portanto, o responsável por essa estratégia deve se preocupar com todas as etapas de uso de um site, software ou aplicativo que serão expostas ao público e garantir o bom funcionamento e navegabilidade da plataforma.

No entanto, as responsabilidades do profissional desta área vão muito além do aspecto visual; este é apenas um dos pilares do UX Design. Afinal, além de elementos visualmente atrativos e intuitivos, a interface deve prezar pela acessibilidade, credibilidade e usabilidade e alto nível de qualidade técnica. Ou seja, deve advogar pelas necessidades do usuário final a partir de uma pesquisa prévia para entender a persona e suas necessidades.

Pilares da experiência do usuário

Pesquisa de usuário e Desenvolvimento de persona

Um bom produto digital deve estar além das expectativas da empresa criadora. Ele deve dialogar diretamente com o público que pretende atingir. Por isso, uma das tarefas primordiais do UX Design é fazer uma pesquisa imersiva do perfil deste usuário e seus padrões de comportamento de forma a identificar principais dores e necessidades, gostos predominantes, hábitos de consumo, etc.

A partir das informações coletadas na pesquisa de usuário, deverá ser idealizada uma pessoa que irá nortear as decisões de determinado projeto.

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal. Para desenvolvê-la, o profissional deverá se concentrar em um público-alvo limitado. Quanto menor for o grupo estudado, maior e mais específicas serão as informações coletadas sobre o usuário final.

Essa prática é um pilar essencial no UX Design para entender quem é o usuário dessa interface, suas principais necessidades e dores.

Jornada do usuário e arquitetura da informação

É o mapeamento que compreende todas as etapas de interação do usuário com a plataforma em questão. Esse percurso tem de ser observado do ponto de vista do cliente, que deve ser o protagonista da experiência. Desta forma, é possível identificar as variáveis que comprometem o uso da plataforma e alinhar as expectativas e as características da persona.

Com esse mapeamento, dá-se o próximo passo na organização do conteúdo apresentado. O layout da plataforma permitirá que o usuário encontre facilmente a informação necessária. Para tanto, a criação da navegação, hierarquia e categorizações é essencial para que as páginas apareçam no momento e ordem adequados.

Criação de protótipos e testes de uso

Na etapa de prototipagem, o profissional deverá elaborar uma versão fidedigna ao produto final para que seja usado em testes de uso, conteúdo e interatividade com a interface.

O teste de experiência de usuário deve identificar eventuais necessidades de reparos e validar decisões. Para tal, é possível usar varia das metodologias como: teste de usabilidade em laboratório e/ou entrevista a distância.

O primeiro tipo de teste consiste em convidar usuários em potencial para uma experiência supervisionada para coleta de feedback em tempo real. Enquanto isso, a entrevista a distância disponibiliza o produto para o usuário e depois coleta-se informações através de uma entrevista conduzida pelo profissional de UX Design.

Como é o Mercado de UX Design?

O mundo virtual foi completamente absorvido pela realidade cotidiana e, como intermediário desses dois mundos estão os aplicativos, as plataformas e outros produtos digitais. Portanto, eles se tornaram produtos essenciais para atender uma série de novas necessidades da vida diária. Para isso, é preciso que a interface desses produtos seja eficiente e funcional.

Dentro de tantos aplicativos e plataformas oferecidas, são poucas as que conquistam o patamar de uso diário, enquanto tantas outras caem no esquecimento. E a grande responsável por esse diferencial é a experiência do usuário. É ela quem conquista a lealdade e preferência do usuário frente à concorrência.

Por outro lado, empresas que não oferecem experiências digitais eficazes ao usuário têm menor grau de aprovação, menos negócios reincidentes e, consequentemente, menos lucro.

Sendo assim, a demanda pelas habilidades em UX Design é alta e o mercado é promissor e favorável para o profissional que pretende seguir carreira no ramo.

Como ingressar na área

Por ser uma área em franca expansão, os profissionais de UX Design dificilmente encontrarão dificuldades em se posicionar no mercado de trabalho. Principalmente no cenário atual, onde experiências são supervalorizadas e softwares e aplicativos fazem a ponte entre usuário e o universo digital.

Anote as dicas para entrar no mercado e se destacar rapidamente:

1. Comece pela teoria

Entender os conceitos da área é uma etapa essencial para mergulhar neste mercado, portanto pode ser um excelente ponto de partida para aquisição de vocabulário e compreensão dos próximos passos de estudo, das áreas de interesse e nas etapas de aprendizado. Veja:

- Design Thinking: método de analisar problemas e desenhar soluções inovadoras

- Design Sprint: maneira de gerenciar projetos eficientemente de forma a acompanhar e se adaptar às rápidas mudanças do mercado

- Arquitetura da informação: organização e estruturação de um caminho que o usuário deverá percorrer para chegar à informação desejada

- Métodos de gerenciamento: Scrum, Agile e Lean UX, por exemplo, são os mais usados para desenvolver experiência de usuário.

2. Conheça as ferramentas

Embora a área de UX Design seja mais conceitual do que ferramental, é preciso entender as ferramentas mais eficientes para gerenciar os projetos e desenvolver soluções empáticas para que todos os profissionais envolvidos estejam na mesma página e possam, juntos, alcançar o objetivo. Algumas destas ferramentas são:

- Miro e Mural: ambientes colaborativos para brainstorming, processos criativos e mapas mentais

- Figma e Adobe XD: desenvolvimento de protótipos

- Canvas: ferramenta de gestão de projetos, apresentações e visualização de jornadas do usuário

3. Faça cursos de capacitação

Embora não seja necessário ter graduação na área, existem diversos cursos - em sua maioria a distância - de graduação em UX Design. Além disso, também há abundância nas plataformas educacionais de cursos livres e técnicos nesta área de conhecimento.

O investimento em educação e certificações nunca são em vão. Em especial porque são diferenciais que podem alavancar um currículo iniciante em boas oportunidades no mercado.

No entanto, além de uma formação, é essencial entender a premissa que a experiência humana com a tecnologia é o objetivo final de todo trabalho, não apenas um meio de obter êxito nas metas organizacionais. Sendo assim, compreende-se que o principal pilar na área de desenvolvimento de interfaces é resolver problemas humanos e oferecer maior qualidade para a vida das pessoas.

4. Desenvolva as Soft Skills

Seja nesta ou em qualquer área de atuação, as soft skills - habilidades comportamentais - são essenciais para o desenvolvimento de uma carreira a longo prazo. Afinal, é a sua postura diante do trabalho e a forma como se relaciona com clientes, superiores e colegas de equipe que vai garantir novas parcerias ou não.

Resiliência, empatia, comunicação, análise e síntese, criatividade e inovação, capacidade de correr riscos, liderança, motivação e inteligência emocional são alguns exemplos que auxiliarão qualquer profissional a enfrentar os desafios da profissão e seguir em frente junto da equipe, mesmo em cenários desfavoráveis.

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5. Estude sobre o mercado

É indispensável que o profissional que deseja atuar com design de experiência de usuário esteja antenado no mercado, principalmente por ser uma área relativamente nova e extremamente volátil, já que sofre constantes mudanças e atualizações.

Além de surfar o avanço tecnológico em tempo real, ficar em dia com as novidades do segmento também abrirá portas para o networking com outros profissionais e, assim, obter mais e melhores oportunidades no ramo.

- Acompanhe UX Designer que são influenciadores;
- Interaja nas comunidades de profissionais nas redes sociais como Linkedin, Facebook, etc;
- Leia blogs e ouça podcasts sobre o mercado e a profissão;
- Vá a eventos e conferências de UX Design;
- Siga canais no Youtube sobre o tema

6. Elabore um portfólio

- Desenvolva um site que mostre suas habilidades no primeiro contato;
- Mostre sua personalidade através dos elementos de composição;
- Conte as histórias dos trabalhos realizados e entregues: com quem atuou, decisões tomadas, caminhos e técnicas que foram seguidos;
- Capriche nas imagens dos projetos prontos (com prints, rascunhos e wireframes);
- Eleja e exiba os poucos e melhores exemplos
- Faça uso de linguagem e informações objetivas
- Tenha atenção com informações confidenciais das empresas parceiras

7. Conheça o Sindplay

E fique por dentro do maior streaming de cursos de TI do país. O Sindplay conta com lançamentos semanais de cursos de qualificação profissional para trabalhadores da tecnologia da informação, mantendo todos os sócios e contribuintes um passo à frente no mercado de trabalho. (Conheça o Sindplay clicando aqui)

(Foto: Reprodução)


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