19 de Abril de 2024
Saúde mental: Sindpd irá promover palestras para profissionais de TI em empresas do setor
Palestras serão ministradas por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay

O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação de São Paulo (Sindpd-SP) segue criando iniciativas que visam o desenvolvimento dos profissionais de TI do estado e auxiliam empresas do setor em criar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Preocupado em contribuir para a criação de um ambiente corporativo saudável do ponto de vista mental para os trabalhadores, o sindicato irá promover palestras gratuitas sobre o tema para empresas interessadas.

O Ministério da Saúde anunciou em novembro de 2023 a inclusão de doenças de saúde mental na lista de doenças relacionadas ao trabalho para 2024, o que reforça a complexidade dos desafios enfrentados pelos trabalhadores, tanto no aspecto físico quanto no mental. Em um ambiente empresarial onde competitividade e eficiência são cruciais, investir na saúde dos funcionários não é apenas uma escolha ética, mas também estratégica. A saúde dos trabalhadores não deve ser vista apenas como uma preocupação regulatória, mas como um indicador claro do futuro sustentável e produtivo da empresa.

LEIA: Como funciona a Lei do Jovem Aprendiz; saiba idade, salário e outros detalhes

As palestras serão ministradas por Maria Auxiliadora Camargo Marques, pedagoga, professora universitária, facilitadora e Life Coach Internacional do Método Louise Hay. A pedagoga irá abordar um conceito muito utilizado no ambiente corporativo, as "soft skills", que nada mais são do que "habilidades subjetivas", ou seja, relação interpessoal, criatividade, resiliência, pensamento crítico, autoconhecimento, entre outras.

A humanização das relações e nas interações interpessoais têm ganhado cada mais relevância no ambiente de trabalho. "Quando a gente consegue trabalhar o autoconhecimento, buscamos a humanização das relações e aprimoramos as qualidades intrínsecas, nossas qualidades que já estão no bojo, que fazem parte da nossa competência natural", aponta Maria Auxiliadora.

Nas palestras, a pedagoga irá compartilhar informações e métodos sobre comunicação estratégica, escrita eficaz, disciplina, foco, organização, flexibilidade, gestão de tempo, além de compartilhar formas de otimizar a qualidade do dia a dia no trabalho. O conteúdo tem como objetivo auxiliar as empresas e seus funcionários a se sentirem mais completos, desenvolvendo um bom clima organizacional.

Saúde Mental em foco

A discussão sobre a saúde emocional nas empresas é cada vez mais crucial em um cenário em que a falta de abordagem adequada pode acarretar sérias consequências, não apenas para os indivíduos, mas também para as organizações que lidam diretamente com colaboradores.

De acordo com dados recentes, a preocupação com o bem-estar mental no Brasil quase triplicou nos últimos quatro anos, refletindo-se em 49% das pessoas que apresentam sintomas de ansiedade e depressão.

O ambiente de trabalho, muitas vezes, é um catalisador desses problemas, já que a abordagem equivocada, enxergando a questão como uma "fraqueza", pode resultar em equipes desmotivadas e adoecidas.

Muitas vezes, a falta de conhecimento dos líderes sobre transtornos psicológicos pode levar a situações em que os colaboradores buscam ajuda médica convencional para sintomas emocionais, gerando custos desnecessários para a empresa e prolongando o sofrimento do indivíduo.

As palestras também poderão ser acompanhadas por profissionais de Recursos Humanos (RH), que poderão se aprimorar nas questões relacionadas à saúde mental dos funcionários. As empresas interessadas devem encaminhar uma solicitação para o e-mail [email protected].

Entre os temas que serão abordados, estão:

- Inteligência Emocional
- Foco e Disciplina
- Desenvolvimento de Equipes
- Administração de Conflitos
- Comunicação Assertiva
- Gestão Eficaz
- Feedback
- Autoconhecimento
- Liderança
- Clima Organizacional
- As mulheres e os desafios das jornadas múltiplas