Notícias
Notícias
WhatsApp
21 de Fevereiro de 2024
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Saiba 5 habilidades necessárias para turbinar sua carreira em TI para 2024
Para avançar na carreira, é preciso ter uma série de habilidades para lidar com as responsabilidades do dia a dia



Atualmente, as profissões no ramo de Tecnologia da Informação (TI) são uma das mais procuradas no mercado de trabalho, tornando o setor em um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. O motivo são muitos, desde a alta remuneração para diversos cargos, até a estabilidade que esses profissionais conseguem manter em suas empresas.

Entretanto, para conseguir esses cargos, é necessário ter mais do que certificações técnicas. É preciso ter uma série de habilidades para lidar com as responsabilidades do dia a dia que, convenhamos, não é nada fácil, já que é uma área que exige bastante do profissional.

Conheça cinco habilidades consideradas cruciais para ter uma carreira bem-sucedida na área de TI. Vale lembrar que o Sindplay - streaming de formação e capacitação para profissionais de TI - possui curso em todas essas áreas e sócios e contribuintes do Sindpd-SP têm bolsa integral de acesso á plataforma, chamada de "Netflix de TI" pela mídia especializada. (Conheça o Sindplay clicando aqui).

1 - Gerenciamento de tarefas

Essa habilidade é fundamental em todas as áreas, mas em tecnologia ela é primordial. Isso porque quem trabalha com TI sabe a quantidade de tarefas distintas que surgem em suas rotinas, aliadas ao grau de urgência e relevância para serem realizadas.

Dessa forma, é essencial que você tenha habilidades para saber distinguir quais priorizar em meio a um cenário caótico.

Além disso, muitas vezes ainda é preciso lidar também com a pressão de encontrar soluções em tempos recordes. Quem trabalha na parte de programação e segurança, por exemplo, precisa ter "sangue frio" para assumir o controle da situação, principalmente se ela envolve uma equipe na qual ele coordena ou chefia.

2. Aprendizado contínuo

A área de tecnologia é uma das que mais se atualizam no dia a dia. A todo momento o profissional precisa se adaptar à atualizações, sejam elas de um determinado software, linguagem de programação ou até mesmo de uma nova tecnologia.

O maior exemplo recente é a chegada da Inteligência Artificial, que vem se ramificando em várias áreas, como Chat GP e outras.

Com isso, o profissional da área precisa ter a habilidade de saber se atualizar rapidamente. E para isso, nada melhor do que o aprendizado, ou seja, estudar cada uma dessas novidades e atualizações, seja no seu setor, ou até mesmo em outras áreas que possam vir a agregar a sua.

3. Inteligência emocional

Outra habilidade essencial na área de tecnologia é a inteligência emocional. Como o próprio nome sugere, ela diz respeito ao controle das emoções, principalmente para aqueles que coordenam equipes ou outros funcionários.

Com ela, é possível desenvolver não apenas um ambiente de trabalho mais confortável e confiante para as tarefas do dia a dia, mas também criar dinâmicas para ajudar nessa rotina.

Afinal, a área de tecnologia é uma das mais importantes de uma empresa, e consequentemente uma das mais estressantes para os profissionais.

4. Criatividade

A área de tecnologia envolve muitos processos rotineiros, mas nem por isso ela não exige que o profissional seja altamente criativo. Isso porque é preciso desenvolver dinâmicas para essas atividades repetitivas, para que elas não criem um mal-estar tanto ao funcionário, como a todo ambiente, afinal, lidar com as mesmas tarefas todos os dias é bem estressante.

E a criatividade também se expande para partes mais exatas da profissão. Por exemplo, um programador mais criativo consegue encontrar diferentes soluções para o mesmo problema, assim como um especialista em segurança da informação consegue criar diferentes formas de proteger os dados primordiais da empresa.

5. Trabalho em equipe

E por fim, aquela habilidade que é necessária em todas as áreas: o trabalho em equipe. Dificilmente um profissional não precisa lidar com colegas de profissão, seja de forma remota ou presencialmente.

E para isso, você precisa saber lidar com as mais diversas situações, desde desenvolver projetos em conjunto, até coordenar um grupo de funcionários.

Sendo assim, ter esse tipo de habilidade faz com que um profissional se destaque em sua área. E para desenvolvê-la, é preciso deixar o seu lado mais humano fluir, sabendo lidar com os mais diferentes tipos de profissionais, ao mesmo tempo em que é preciso controlar suas emoções, principalmente nos momentos mais críticos onde a empresa precisa mais de você.

Agora que você já conhece cinco habilidades para se destacar na área de tecnologia, basta desenvolver cada uma delas em busca de ser um profissional cada vez melhor.

(Com informações de Tecmundo)
(Foto: Reprodução/Freepik)


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz