08 de Fevereiro de 2024
Hackers usam milhões de escovas de dente inteligentes em novo ataque; entenda
Com mais produtos ganhando conexão com internet, integrando a Internet das Coisas, fica mais acessível invadir dispositivos

Hackers utilizaram três milhões de escovas de dente elétricas inteligentes em um ataque DDoS, segundo o jornal suíço Aargauer Zeitung. As marcas envolvidas e a empresa alvo ataque tiveram suas identidades preservadas.

O jornal informou que o alvo era da Suíça e o ataque DDoS causou um prejuízo de milhões de euros. Os ataques DDoS utilizam diversos dispositivos com acesso à internet para sobrecarregar um site ou serviço. Com isso, os hackers causam prejuízos ao alvo.

LEIA: Imperdível! Promoção de Carnaval na Colônia de Férias em Paúba!

Em alguns casos, quando o ataque não é mitigado, o grupo cibercriminoso pode exigir uma quantia para cessar a atividade. Com mais produtos ganhando conexão com internet, integrando a Internet das Coisas (IoT, sigla em inglês), fica mais acessível invadir dispositivos e criar uma botnet.

Essa botnet, formada por milhares de eletrônicos conectados, é então usada pelos cibercriminosos para atacar os alvos.

Vulnerabilidade no sistema operacional

De acordo com o site, os cibercriminosos se aproveitaram de uma vulnerabilidade no sistema operacional das escovas, que é baseado em Java. Você pode estar se perguntando: qual é o objetivo de ter uma escova inteligente? Esses produtos monitoram a escovação e utilizam um app no smartphone para compartilhar essas informações.

Usar 3 milhões de escovas de dentes em um ataque DDoS tem o seu valor cômico. No entanto, com mais empresas investindo em produtos inteligentes, como babás eletrônicas, campainhas, lâmpadas e até micro-ondas, há mais dispositivos que podem ser invadidos. O risco aumenta quando uma empresa não investe na segurança do produto ou se o usuário não atualiza o sistema.

Como ser vítima de um ataque cibernético pode prejudicar a imagem, é pouco provável que a Fortinet divulgue as marcas das escovas e a empresa alvo do DDoS ? pelo menos nesse primeiro momento.

(Fonte: Tecnoblog / com informações de Tom?s Hardware, Golem.de e Aargauer Zeitung)
(Foto: Reprodução/Sashkin/Shutterstock)