Notícias
Parcerias
WhatsApp
27 de Janeiro de 2022
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
JA Brasil oferece 710 bolsas de estudo para curso de TI a jovens de 18 a 29 anos em situação de vulnerabilidade
Além de oferecer ensino técnico e certificado profissional, curso desenvolve habilidades socioemocionais como apoio para a entrada dos jovens no mercado de trabalho em parceria com Google e BID Lab



Com a crescente demanda por novos profissionais na área de Tecnologia da Informação, a Junior Achievement Brasil (JA Brasil), uma das maiores organizações mundiais focadas no empreendedorismo de jovens, está abrindo novas turmas para o programa gratuito TECH.JÁ de capacitação profissional. O curso conta com o apoio do Google.org e do BID Lab para oferecer as 710 vagas convertidas em bolsas de estudo a estudantes da rede pública de ensino de todas as regiões do País.

Segundo dados da Brasscom, associação que reúne as empresas do setor de tecnologia, até 2024 o mercado deve demandar 420 mil novos profissionais. Contudo, a formação de técnicos na área não segue o mesmo ritmo, somando cerca de 46 mil pessoas capacitadas ao ano.

"A formação de profissionais na área de TI é de suma importância para o desenvolvimento socioeconômico do País. Vemos as empresas acelerando a digitalização dos seus negócios, buscando cada vez mais eficiência por meio da tecnologia digital. Aliado a essa necessidade está o propósito da Junior Achievement em impulsionar o futuro dos jovens, ampliando suas oportunidades profissionais, em um momento extremamente promissor", afirma Marcelo Carvalho, Presidente do Conselho Diretor da JA Brasil.

Ao final do curso, os jovens recebem o Certificado Profissional de Suporte em TI emitido pelo Google, além da certificação da Junior Achievement Brasil. A partir deste momento, eles passam a integrar os bancos de talentos de empresas parceiras, como ABVCAP e Cia de Talentos, com possibilidades de participarem dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

"Esse compromisso social das empresas parceiras é um dos grandes pilares da formação do curso oferecido pela JA Brasil a esses jovens. Estamos trabalhando em conjunto para levar a essas pessoas a chance de transformar suas vidas, compartilhando não apenas conhecimento técnico, mas compartilhando valores morais e éticos", completa Carvalho

Neste primeiro semestre de 2022, as vagas para o TECH.JÁ 2022 estão disponíveis nas seguintes localidades: Amazonas (30 vagas), Ceará (60 vagas), Distrito Federal (60 vagas), Espírito Santo (60 vagas, incluindo vagas exclusivas para o sistema penitenciário), Minas Gerais (80 vagas), Paraná (120 vagas), Pernambuco (40 vagas), Rio de Janeiro (80 vagas), Rio Grande do Sul (60 vagas), Santa Catarina (60 vagas) e São Paulo (60 vagas).

O Programa TECH.JÁ


Destinado aos jovens que concluíram o ensino médio na rede pública de educação, que tenham entre 18 e 29 anos e renda de até 2 salários mínimos por pessoa da família, o Programa TECH.JÁ é oferecido de forma online, com duração de quatro meses, sendo que as aulas acontecem cinco dias por semana, 4 horas por dia. A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos que não possuem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos equipamentos em cada localidade em que o curso é oferecido.

Além das aulas técnicas, o curso ainda prioriza temas como autoconhecimento, ética, apoio para estruturar um currículo e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego.

As inscrições já estão abertas e seguem até 13 de fevereiro, pelo site: https://jabrasil.org.br/ti. O início das aulas está marcado para o fim de março.

Os candidatos não precisam de nenhum conhecimento técnico na área ou experiência anterior. Para participar do processo seletivo, o candidato precisa preencher os seguintes requisitos:
· Renda per capita de até 2 salários mínimos;
· Ensino Médio completo;
· Ter feito o ensino médio em escola pública;
· Não estar trabalhando (em emprego formal) e nem estudando (em cursos do ensino superior ou tecnólogos);
· Ter entre 18 e 29 anos;
· Morar em uma das cidades onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nos estados em que as vagas são oferecidas.
Além disso, os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa de seleção, deverão frequentar a Semana Experimental do curso.

Prémio Super Heróis BID
Em 2020, o TECH.JÁ foi um dos 4 vencedores do Prêmio Super Heróis BID. O reconhecimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se deu pela capacidade de adaptação da metodologia do programa de forma exitosa diante do cenário de COVID-19 e, também, pela rápida solução em providenciar equipamentos (computador) e ajuda de custo para contratação de internet no valor de R$ 80,00

SERVIÇO:

Data de Inscrição: até 13 de fevereiro

Site para Inscrição: https://jabrasil.org.br/ti

Quantidade de Vagas: 710

Localidades das vagas: AM (30 vagas), CE (60 vagas), Distrito Federal (60 vagas), ES (60 vagas, incluindo vagas exclusivas para o sistema penitenciário), MG (80 vagas), PE (40 vagas), PR (120 vagas), RS (60 vagas), RJ (80 vagas), SC (60 vagas) e SP (60 vagas).

O início das aulas está marcado para o fim de março.

Sobre a JA Brasil??
No país há 37 anos, a JA Brasil impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa.?

Sobre o Google.org
O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos - e acreditamos que tecnologia e inovação são peças fundamentais para este objetivo.

Sobre o BID Lab
O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento com foco em melhorar vidas na América Latina e no Caribe (ALC). O propósito do BID Lab é promover a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para cocriar soluções capazes de transformar a vida das populações vulneráveis devido às condições econômicas, sociais ou ambientais. Desde 1993, o BID Lab já aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos desenvolvidos em 26 países da ALC, incluindo investimentos em mais de 90 fundos de capital empreendedor. www.bidlab.org

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes dos setores público e privado em toda a região.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas