19 de Julho de 2017
Unisys: negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017 avança e chega à 3ª rodada
Reunião aconteceu na sede do Sindpd no último dia 17; proposta de reajuste salarial ainda é aquém do que reivindica o Sindicato

Nesta segunda-feira, 17, aconteceu a 3ª rodada do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017 da Unisys. A reunião foi realizada na sede do Sindpd, em São Paulo. As negociações têm sido mediadas pelo Sindicato, que representa a categoria no estado de São Paulo, em parceria com a Feittinf, Federação de âmbito nacional.

A incorporação da Datamec pela Unisys, concluída no ano passado, permitiu que mais 800 trabalhadores de TI passassem a ser representados pelo Sindpd. A compra foi possível depois que a Datamec foi incluída no Programa Nacional de Desestatização (PND) do BNDES.

Apresentada pela empresa, a proposta de reajuste salarial para o ano de 2017 foi de 3,7%. O índice ainda está abaixo do que é reivindicado pelo Sindpd. A proposta do Sindicato é que os salários sejam reajustados com base no Índice do Custo de Vida (ICV) do período, calculado pelo DIEESE, que ficou em 3,26% - acrescido de aumento real de 3%.

Algumas cláusulas econômicas e sociais ainda estão em discussão. A empresa tenta manter o que foi estabelecido no ACT anterior, enquanto o Sindicato luta por melhorias nos benefícios. O reajuste dos pisos salariais, do auxílio-creche e do auxílio-alimentação, bem como as cláusulas referentes à estabilidade, ausências legais, horário noturno e utilização de vestuário, devem ser debatidos nas próximas mesas.

Segundo Celso Lopes, diretor responsável pelas negociações com a empresa, a expectativa para o fechamento do ACT é positiva. "Pretendemos chegar a um acordo definitivo até o início de agosto. A próxima reunião foi agendada para o dia 27 de julho", explicou. Paulo Roberto de Oliveira, secretário de Finanças do Sindpd e representante da Feittinf, também participa da negociação do ACT 2017.