29 de Dezembro de 2018
Unisys mente aos seus empregados e foge da responsabilidade sobre o Acordo Coletivo de Trabalho da categoria
Empresa enviou aos funcionários comunicado que tenta enganá-los; segundo diretor do Sindpd, proposta da empresa para o ACT era indecente e retirava direitos dos trabalhadores

Em comunicado veiculado nos canais internos, na última segunda-feira (17), a empresa Unisys quebrou mais uma vez o acordo com o Sindpd, mentiu para seus empregados e tentou responsabilizar o Sindicato pelo não fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho de 2018/2019. Esta é a segunda vez que a empresa usa esse artifício para enganar seus funcionários.

Segundo o diretor do Sindpd Celso Lopes, apesar da data-base ser em maio, as assembleias ainda não aconteceram porque a empresa apresentou propostas que retiram direitos dos trabalhadores, como o índice abaixo da inflação, não pagamento de horas extras com os mesmos patamares garantidos pela Convenção Coletiva da categoria, a retirada do auxílio-alimentação para afastados, redução do período de afastamento, que hoje é de 180 dias, retirada do auxílio-alimentação, além da dispensa para funcionários em pré-aposentadoria, mudança nas ausências legais e na representação dos dirigentes sindicais.

"Eles fizeram uma proposta, mas foi rejeitada pois é indecorosa. Querem tirar um monte de direitos, e por isso não levamos para assembleia. Para levar uma proposta que não é boa e que fatalmente não seria aprovada, preferimos não levar e não vamos levar enquanto a empresa não mudar a postura e parar de prejudicar o trabalhador, tentado se aproveitar da Reforma Trabalhista. Isso nós não vamos permitir", explicou.

Ainda segundo o Lopes, as mesas de negociações foram transferidas para o início de 2019 a pedido da própria empresa. "Quem pediu para continuar as negociações no ano quem foi a empresa, pois nós queríamos continuar negociando. Mais uma vez a empresa está mentindo para o trabalhador", completou.

No comunicado, a Unisys ainda afirma que em outros estados as assembleias já aconteceram, mas o compromisso de transparência citado no primeiro parágrafo do documento foi esquecido quando omitiram a informação de que as propostas foram rejeitadas pelos trabalhadores, conforme oficialmente divulgado pelos sindicatos que representam os empregados em cada região.

UNISYS BRASIL EMPURRA FECHAMENTO DA CAMPANHA SALARIAL PARA 2019 (SINDPD-RJ)

UNISYS PRESENTEIA SEUS TRABALHADORES COM DESCASO TOTAL (SINDPD-DF)

Trabalhadores da Unisys Brasil rejeitam proposta da empresa e apresentam contra proposta(Sindados- BA)

O diretor Celso Lopes afirma que a categoria continuará a ter todo o respaldo do Sindpd, como teve durante todo o processo de negociação do ACT 2018/2019. "Trabalhadores, estamos aqui defendendo seus direitos. Não levamos a proposta pois entendemos que não era uma proposta condizente, pois mexia em muitos direitos. Se a empresa insistir com essa forma de atuação, tomaremos outros caminhos, que não mais o de negociação em mesa, vamos buscar o direito dos trabalhadores em outras esferas", explicou Lopes.

Unisys não cumpre acordo firmado com o Sindpd

4ª rodada de negociação
ACT da Unisys continua sem definição

3ª rodada de negociação