28 de Março de 2024
Três gigantes lideram ranking de piores empresas para se trabalhar em TI
Selo 'Worst Place to Work' põe CI&T, Accenture e IBM como empresas mais tóxicas

Pesquisa divulgada nesta semana no Linked In traz à tona graves denúncias feitas contra gigantes. Fazendo uma paródia com o selo "Great Place to Work", um engenheiro de software resolveu criar a "Worst Place To Work", ou "Piores Lugares para se Trabalhar", em tradução livre.

Segundo o criador do site, ele tomou a iniciativa após receber diversos pedidos de trabalhadores do setor, sendo funcionários e ex-funcionários, para criar um espaço em que fosse possível relatar como é trabalhar em determinada empresa.

Para a surpresa de muitos, as "campeãs" foram CI&T (1º lugar), Accenture (2º lugar) e IBM (3º lugar). Porém, os resultados foram considerados injustos por muitos trabalhadores, visto que a IBM, recentemente, presenteou com uma "bolinha anti-stress" uma funcionária afastada por burnout. Não faltaram comentários reivindicando o primeiro lugar para a gigante norte-americana.

LEIA: Sindpd fará ato para lançar campanha pelo cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência

Não é de hoje que duas das três empresas citadas (IBM e Accenture) se envolvem em questões desta natureza. Com o intuito de se isentar das obrigações para com seus funcionários, previsto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) do Sindpd, ambas se autodeclaravam como empresas do comércio, mesmo sendo amplamente reconhecidas como do setor da tecnologia da informação. Em BH, a IBM teve de acatar decisão da Justiça do Trabalho de Minas Gerais, sendo agora enquadrada como empresas de TI; o que abre precedente para mais vitórias da classe trabalhadora em outras regiões do Brasil.

No site worstplacetowork.com.br também é possível acessar uma planilha com os relatos de colaboradores divididos por empresa. São cerca de 7 mil queixas e uma enxurrada de reclamações sobre: baixa remuneração, chefias tóxicas, abuso moral, abuso sexual, abuso psicológico, desvio de função, insalubridade, hora extra não remunerada, entre muitas outras.

"Gestão péssima. Pagam muito mal, principalmente se for de consulting (...) provavelmente vai trabalhar com dinossauros presos em processos antigos com zero empatia. Se você for mulher, vão te humilhar ou dar em cima de você.", diz um colaborador sobre a IBM.

As denúncias muitas vezes beiram o absurdo, sobretudo por se tratar de um ambiente corporativo. Casos de desrespeito, abuso de poder e assédio foram muito enfatizados no levantamento:

"Liderança abusiva, cobranças surreais. Teve episódios de ter que trabalhar até meia-noite, aos sábados e aos domingos direto, sem folga, pois tinham metas para atingir. Controlam até quando você vai no banheiro, se não te veem na sua mesa por dois minutos, já mandam mensagem no seu WhatsApp perguntando se você vai demorar no banheiro. Local tóxico, não recomendo nem ao meu pior inimigo. Tive burnout, ansiedade e depressão.", diz este outro relato a respeito da Accenture.

É sempre bom lembrar aos trabalhadores a importância do respaldo sindical nestes casos. Por isso é altamente recomendável buscar a assessoria de um sindicato da sua categoria.

O Sindpd também dispõe de uma plataforma de denúncia bastante eficaz e, o principal: anônima. Com o "Sincerão", o trabalhador de TI pode denunciar qualquer tipo de abuso feito pelo empregador de maneira 100% sigilosa.

Junte-se aos milhares de trabalhadores que têm se manifestado contra os desmandos de empresários e reivindique seus direitos com a ajuda do Sindpd.

Acesse já o Sincerão e mande seu patrão para o paredão!

Foto: reprodução