15 de Janeiro de 2016
Trabalhadores e empresas de TI não chegam a acordo sobre dissídio
Valor Econômico publica matéria sobre negociação salarial de TI

O sindicato dos profissionais de tecnologia (Sindpd) e o das empresas (Seprosp) não chegaram a um acordo sobre a proposta de dissídio para 2016 na segunda rodada de negociação. O Sindpd pede reajuste salarial e nos pisos de 13,61%. Já o Seprosp oferece reajuste de 4%, parcelado em duas vezes (janeiro e julho). A inflação em 2015 ficou em 10,67%.

A nova proposta, apresentada em reunião realizada ontem, quinta-feira, foi uma revisão do encontro ocorrido na semana passada. Na primeira rodada de negociação, a proposta era dividida em reajuste de 8% para quem ganha até R$ 2 mil, 5,5%, mais uma parcela de R$ 50 para quem ganha até R$ 5 mil e 4%, mais R$ 125, para quem ganha acima disso. Em nota, o Sindpd classificou a nova proposta como "indecorosa".

"Não podemos admitir este tipo de coisa, não favorece em nada. Ou seja, achatar o salário dos trabalhadores justamente de um dos setores que mais tem condições, especialmente as transnacionais e internacionais, é inaceitável. O Tribunal tem garantido a reposição inflacionária. Não vou nem analisar uma proposta que afronta a dignidade dos trabalhadores", disse Antonio Neto, presidente do sindicato. Para o presidente do Seprosp, Luigi Nesse, as propostas são condizentes com a atual situação econômica do país. "Se estamos em um momento de crise econômica, em termos de crescimento e indefinição, acho que temos que analisar com calma", disse.

Uma nova rodada de negociação pode acontecer na próxima quarta-feira, dia 20, mas ainda não há uma definição. Em 2015, as negociações do dissídio ocorrem em três rodadas. Em 2014, os trabalhadores chegaram a entrar em greve e a Justiça do Trabalho impôs que o reajuste da categoria acompanhasse o índice de inflação do ano anterior, de 7,7%.

O Sindpd pedia 8,8% nos salários e 10,3% nos pisos salariais. O Seprosp propunha 6,6%.

Clique aqui e veja matéria.