Releases
17 de Dezembro de 2012
Trabalhadores de TI pedem reajuste salarial de 10,51% para 2013
A categoria definiu as metas da próxima negociação em assembleia no último sábado

São Paulo, 17 dezembro de 2012 - Com o bom momento do setor e os benefícios recebidos do governo neste ano, os trabalhadores de TI de São Paulo querem aumento de 10,51% para 2013. O reajuste é referente à reposição da inflação mais 4% de aumento real.  As reivindicações da categoria foram definidas e aprovadas, por unanimidade, neste sábado (15/12), em assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd).

Ao todo, foram realizadas 12 assembleias no estado. Nas 24 cláusulas alteradas da Convenção Coletiva, estão previstos também a obrigatoriedade de negociação de implementação de Participação dos Lucros e Resultados (PLR) para todas as empresas; o pagamento de vale refeição de R$ 15 por dia para trabalhadores com jornada diária acima de seis horas e de R$ 12 para jornada inferior a esse período; e a inclusão de dez novos pisos salariais, abrangendo cargos como aprendiz de função técnica, programadores e analistas de sistemas.

"Vamos para a mesa de negociação mais fortes e unidos. Nossas reivindicações são justas. Queremos consolidar e ampliar os direitos e benefícios dos trabalhadores. Este ano, o setor recebeu incentivos tributários, cresceu  três vezes mais que o PIB no primeiro trimestre e mais que o dobro no segundo, as previsões apontam o Brasil como a terceira ou quarta potência de TI nos próximos anos. Tudo isso deve ser considerado e repassado para os profissionais", afirma o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

Outro ponto que será levado para a negociação é o estabelecimento de uma porcentagem a ser investida na qualificação dos funcionários. "Precisamos pensar no futuro do setor de tecnologia da informação, que poderia crescer ainda mais rápido se não fosse o déficit de mão de obra especializada. Os empresários têm que se conscientizar de que é necessário capacitar seus funcionários para suprir essa necessidade e manterem seus talentos. Vamos debater a proposta na mesa".

A pauta será apresentada ao sindicato patronal ainda esta semana. A data-base da categoria de TI é 1º de janeiro, e a negociação terá início no próximo mês. Questões como licença maternidade estendida, estabilidade no retorno das férias e reembolso ao empregado que estiver fazendo curso da área também serão discutidas.