Notícias
Releases
WhatsApp
23 de Janeiro de 2013
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Trabalhadores de TI obtêm avanço em negociação, mas seguem sem acordo
Empresários elevaram índice para 7%, mas sindicato considera insuficiente

Na terceira rodada da negociação salarial dos trabalhadores de TI, os empresários subiram o índice de reajuste para 7%, o equivalente à reposição da inflação mais 0,8% de aumento real. O Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Sindpd) considerou o avanço positivo, mas ainda considera a proposta aquém das necessidade dos profissionais do setor e do ganho obtido pelas empresas no ano passado.
 
"Embora o sindicato patronal tenha avançado ao melhorar a sua proposta, elevando de 6,5% para 7% o aumento dos salários e aceitando propostas reivindicadas, infelizmente isso não contempla a necessidade dos profissionais e o direito que temos a melhorar as cláusulas sociais e econômicas da nossa Convenção Coletiva. Há ainda muita intransigência em relação aos pisos, à participação nos lucros e resultados para todos e à licença-maternidade. Precisamos avançar nessas questões tão importantes para o trabalhador", afirmou o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
 
Os empresários aceitaram tornar obrigatória a política de reembolso por quilometragem e o aumento do auxílio-creche de 30% para 35% do salário normativo. Entretanto, as reivindicações de ampliação da PLR e do VR, propostas pelo Sindpd na reunião anterior, foram negadas. Também não houve avanço na discussão da licença-maternidade de 180 dias.
 
A justificativa do sindicato patronal para a resistência em relação aos pedidos da categoria é a retração da economia em 2012. O presidente do Sindpd ressalta, porém, que  o crescimento contínuo do setor de TI nos últimos anos demonstra que o mercado interno do segmento se mantém aquecido.
 
"Crescemos 10% em 2012 e acreditamos que a área vai se expandir ainda mais rápido em 2013, quando a economia começará a sentir efetivamente os efeitos das medidas que foram, e continuam sendo, adotadas pelo governo. Sabemos que a alegação de crescimento mais lento não é o único motivo que está impedindo a evolução da negociação. Existem pequenos grupos de empresários que, de forma orquestrada, estabelecem patamares salariais precários. Isto cria distorções no mercado e causa prejuízo aos trabalhadores e também à negociação. É algo que precisamos superar", reiterou Neto.
 
A próxima reunião entre o Sindpd e o Seprosp deve ocorrer na semana que vem, mas ainda não tem data definida.
 
Resumo da negociação


  Principais reivindicações do Sindpd:
- Aumento linear salarial de 8%;
- Aumento de 10% nos pisos;
- Obrigatoriedade de PLR para empresas com 30 ou mais funcionários, abrangendo todas em 2014;
- Pagamento de Vale-refeição de R$13 (valor líquido) por dia para empresas com 30 ou mais funcionários, regra que também valeria para todas em 2014; Aumento de 10% do Vale-refeição para empresas que pagam mais de R$13 diários;
- Inclusão de dez novos pisos salariais, abrangendo cargos como aprendiz de função técnica, programadores e analistas de sistemas;
- Licença-maternidade de 180 dias;
- Reembolso de quilometragem;
 
Proposta do Seprosp:
- Reajuste salarial de 7%;
- Aumento de 7% nos pisos;
- Garantia ao empregado em vias de aposentaria que tiver seis anos na mesma empresa;
- Obrigatoriedade de apresentação de política de viagens;
- Obrigatoriedade de apresentação de políticas de reembolso de quilometragem;
- Reajuste do auxílio-creche de 30% para 35% do salário normativo, para crianças com até 24 meses, e de 20% para 25%, para os filhos que tenham de 24 a 60 meses;
- Aumento de 10% no vale-refeição, restringidas às empresas com mais de 50 funcionários;
- Obrigatoriedade de apresentação de proposta de PLR para empresas com mais de 50 funcionários.





banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas