Notícias
Notícias
WhatsApp
26 de Setembro de 2013
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Trabalhadores de TI discutem problemas de saúde da categoria em Seminário
Mais de 120 companhias participarão do 1º Seminário de CIPAs a ser realizado na próxima quarta-feira, 02/10




Os trabalhadores de TI de Sorocaba e região vão debater questões ligadas à saúde do trabalhador da categoria no 1º Seminário de CIPAs do interior. O encontro, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro, das 8h às 13h. Ao todo, foram convidados representantes de 128 companhias da região.
 
No evento, serão discutidos temas como estresse, qualidade de vida, importância das Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (CIPAs) e prevenção e promoção da saúde nas empresas. As palestras serão ministradas por Renata Scudeler, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest); Valdermar José da Silva, técnico e consultor em segurança e saúde do trabalhador; e pela dra. Glene Rodrigues, médica especializada em ginecologia e responsável pelo atendimento médico dos associados do Sindpd de São Paulo.
 
"O Seminário de CIPAs já acontece na capital paulista há 13 edições. Este ano, resolvemos estender a iniciativa às regionais do Sindpd para podermos atingir um maior número de empresas e trabalhadores. Além disso, conseguimos direcionar as palestras às necessidades da região, que podem ser um pouco diferentes", explica o presidente do Sindpd, Antonio Neto.
 
Segundo Neto, as CIPAs são importantes parar evitar que os trabalhadores sofram qualquer tipo de lesão durante a realização de suas atividades. No caso dos profissionais de TI, que possuem uma rotina voltada para computadores, programação de códigos, números e solução de problemas, o papel dessas comissões assume uma diretriz diferente. "A possibilidade de acidentes no dia a dia da categoria é baixa, mas com a pressão por resultados e o ritmo de trabalho acentuado, os profissionais estão suscetíveis a desenvolver doenças como Lesão por Esforço Repetitivo (LER), tendinite e Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho (DORT), além de apresentarem alto nível de estresse", citou.
 
O Secretário de Saúde do Sindpd e diretor responsável pela regional de Sorocaba, Antonio Randolfo, ressalta que o Seminário será uma importante troca de informações entre o sindicato, os especialistas e os cipeiros. "É uma oportunidade para trazer quem está dentro da empresa e convive com os problemas da categoria para escutar seus relatos, orientar, informar e debater com especialistas as maneiras de melhorar a qualidade de vida dentro de seus ambientes de trabalho", afirma o diretor.

banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas