Campanha Salarial
15 de Fevereiro de 2016
Trabalhadores de TI conquistam reajuste salarial de 10,67%
Índice deverá ser aplicado em janeiro (8,5%) e a partir de novembro (2,17%); VR também terá o mesmo percentual de reajuste

Após seis rodadas de negociação, a Campanha Salarial dos trabalhadores de Tecnologia da Informação de São Paulo encerrou-se com acordo entre o Sindicato e os empresários. Na tarde desta segunda-feira, depois de mais de três horas de reunião, as comissões de negociação do Sindpd e do sindicato patronal fixaram o reajuste salarial em 10,67%. A aplicação do novo índice deverá ser feita em duas parcelas, a serem pagas em janeiro (8,50%) e a partir de novembro (2,17%).

Os trabalhadores de TI ainda garantiram o mesmo índice (10,67%) de aumento para o vale-refeição que, considerando o efeito retroativo à data-base da categoria, passa a ser de R$ 16,60 para todos os profissionais, considerando a jornada de oito horas diárias, sem qualquer distinção por alocação ou número de funcionários. Desde o início da campanha salarial, o setor patronal insistia em aplicar diferenciação no valor do vale-refeição, tentando diminuir o valor dos funcionários do interior.

Em um dos processos mais difíceis de negociação dos últimos anos, em razão da situação econômica do País, a comissão do Sindpd resistiu às tentativas de retroceder nos direitos já consolidados na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. Mesmo diante da insistência dos empresários do setor, que buscavam a retirada da obrigatoriedade de apresentação do programa de Participação nos Lucros e/ou Resultados, a garantia segue inalterada nesta Convenção.

"Por conhecer a história deste Sindicato, posso, com convicção, afirmar que esta foi uma das Campanhas mais duras que o Sindpd enfrentou. O cenário econômico nacional criou uma cortina de fumaça em que os setores não enxergam perspectivas, e isto estimula o medo, a desconfiança na retomada do crescimento. Mas podemos dizer que a categoria saiu vitoriosa. Conseguimos a garantia reposição das perdas inflacionárias até 2017, coisa que poucos setores conquistaram. Temos a segurança de que nossa Convenção Coletiva em nada retrocedeu, mesmo diante da intensa pressão dos patrões", afirmou o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

Para o dirigente, a negociação de hoje evidenciou um esforço conjunto para que a Campanha tivesse um desfecho compatível com as possibilidades e expectativas de ambos os lados. "Numa situação de crise, é preciso que todos os atores envolvidos cedam para assegurar uma conciliação justa e equilibrada. E pudemos testemunhar uma manifestação deste gênero aqui. Iniciamos a campanha salarial com o Seprosp oferecendo um reajuste irrisório, além de escalonado e com segmentação para determinados patamares salariais. Conseguimos romper esta disposição e avançar com o indicador de reajuste para repor o poder de compra. Isto, num cenário global de instabilidade financeira, é, de fato, uma vitória", finalizou Neto.