04 de Janeiro de 2021
Trabalhadores da BBTS saem vitoriosos e conquistam reajuste justo
O movimento grevista contou com amplo apoio e auxílio do Sindpd e da Feittinf e teve adesão de trabalhadores de todo o Brasil

Na última sexta-feira (18), os trabalhadores da Banco do Brasil Tecnologia e Serviços (BBTS) saíram vitoriosos e decidiram pelo fim da greve, que em São Paulo já ocorria desde o dia 11 de dezembro e se espalhava pelo Brasil desde então. A decisão ocorreu em assembleias digitais que reuniram trabalhadores de unidade de todo o Brasil e que foram organizadas pelo Sindpd e pela Feittinf.

Durante as reuniões os funcionários avaliaram a proposta de acordo feita pela empresa, que foi considerada vantajosa, característica ressaltada pelo diretor sindical Paulo Cesar de Almeida. "Conquistamos um reajuste justo, com 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) em todas cláusulas econômicas acompanhado dos pagamentos retroativos. Houve também a manutenção da 13ª cesta refeição e, até meados do ano que vem, do vale-cultura e do atual modelo de plano de saúde". Uma conquista, porém, foi avaliada como inédita: o não desconto dos dias em greve. Dessa forma, os trabalhadores não terão descontados em seus salários os dias de paralisação.

O Organizador no Local de Trabalho (OLT) Enver Padovezzi, ressaltou o caráter amplo do movimento como característica fundamental para a vitória dos trabalhadores. "Percebemos que somente unidos poderíamos avançar contra o pacote de maldades do governo e da empresa. A partir da identificação dos trabalhadores uns com os outros, iniciamos uma corrente nacional que foi capaz de reviver o movimento sindical em locais onde, devido ao avanço do neoliberalismo, estava adormecido".

Por fim, Enver falou sobre a importância do apoio do Sindpd e da Feittinf na organização da frente trabalhista e na assistência quanto a assuntos burocráticos. "A Feittinf e o Sindpd foram fundamentais nesse processo, nos auxiliando nas questões políticas e jurídicas e dando total apoio ao movimento, sendo destaque entre os trabalhadores, inclusive de outras representações, a objetividade e agilidade que as instituições dos trabalhadores atuaram, foram elogiadas pelos trabalhadores após o final do processo", finalizou.