28 de Janeiro de 2022
Teatro Commune estreia mostra gratuita nesta sexta-feira
No dia 28 de janeiro, acontece a estreia da Mostra do Repertório da Commune, produzida com recursos da Lei Aldir Blanc, pelo Edital 43, com os espetáculos 'Os Segredos da Commedia Dell? Arte', transmitido on-line, às 18h, seguido da peça 'Nem Todo Ladrão vem para Roubar', de Dario Fo, às 20h, também on-line, pelo canal @ColetivoCommune no YouTube.

Os dois espetáculos estarão em cartaz on-line entre os dias 28 e 31 de janeiro, e de 1 a 5 de fevereiro, nos mesmos horários citados acima. Já no dia 7 de fevereiro, acontece a apresentação ao vivo e gratuita do espetáculo Os Segredos da Commedia Dell? Arte, às 20h, no Teatro Commune.

Os Segredos da Commedia Dell? Arte

O espetáculo Os Segredos da Commedia Dell? Arte é uma viagem sobre o universo das máscaras italianas, com três monólogos e cinco diálogos clássicos das origens do gênero, intercalados por lazzi (gags cômicas), com música ao vivo, e interpretados por personagens arquetípicos, como Arlecchino, Zanni, Pantaleão, Doutor, Capitão, Enamorados, entre outros.

As cenas da peça revelam as loucuras de Arlecchino, a esperteza de Briguela, as bravuras do Capitão, a avareza do velho Pantaleão, a vaidade do Doutor, as peripécias dos Zanni e as mentiras de Lélio, um falso enamorado. Cada um a seu modo inventa histórias uma mais fascinante que a outra. Histórias que servem para matar o tempo, mas também para sobreviver.

No início, os atores fazem um prólogo, conversam com o público, falam sobre as origens e das personagens da Commedia Dell? Arte, fazendo ligações com acontecimentos da atualidade, inclusive o teatro virtual. No final, seguindo a tradição da comédia italiana, os atores encerram o espetáculo revelando alguns dos tais "segredos" da comédia italiana.

FICHA TÉCNICA

Direção e Concepção: Augusto Marin

Desenho e Operação de Som e Luz: André Lemes

Elenco: Augusto Marin, Murilo Inforsato e Paulo Dantas

Camareiro: Ciça Santos

Administração, Produção e Transmissão on-line: Lu Ortiz Gestão e Produção Cultural

Assistente de Administração: Anderval Areias

Assistente Produção: Gabriel Paschoal

Design Gráfico: Rony Costa

Assessoria de Imprensa: Alessandra Siegel

Contrarregra: Manoel Cabral

Estagiária: Giovanna Cípola

Realização: COMMUNE

Nem Todo Ladrão vem para Roubar

Com direção e adaptação de Augusto Marin, o espetáculo traz o elenco composto por Henrique Taubaté Lisboa, Wilma de Souza, Rose Araújo, Samara Montalvão, Rodrigo Veloso, Paulo Dantas e Augusto Marin.

A comédia teve sua primeira encenação no Brasil no Commune. Trata-se de uma farsa ágil e divertida, repleta de intrigas e disfarces, com personagens bem definidos. Criada a partir das comédias da família Rame, de sua esposa, mistura o humor ingênuo das farsas e vaudevilles franceses do século 18 de Feydeau e Labiche, com elementos do surrealismo e do teatro do absurdo.

A peça conta a história de um ladrão (sindicalizado) que entra numa casa para roubar, mas vira refém do Marido e da Amante, que acham que ele é um espião à serviço da Esposa. Primeiro ameaçam matar o Ladrão, depois deixá-lo paraplégico para que não consiga falar. A partir daí, a peça segue num quiproquó de situações absurdas, na qual um tenta esconder a verdade do outro, com a chegada da Esposa, a Mulher do Ladrão, o Amante da Esposa e até de um Segundo Ladrão. O Ladrão e Esposa são retratados como pessoas de princípios, enquanto os ricos são retratados como sem escrúpulos e fazem qualquer coisa para alcançar o que querem.

Dario Fo cria uma farsa abstrata, paradoxal e sofisticada, que mistura o clima gélido, atroz e paranoico de Ionesco, Beckett e Adamov, com a linguagem popular e os mecanismos da farsa italiana, invertendo a lógica realista e os lugares-comuns da comédia de costumes.

FICHA TÉCNICA

Texto: Dario Fo

Tradução e Adaptação: Augusto Marin

Direção: Augusto Marin

Elenco: Henrique Taubaté Lisboa (Ladrão), Wilma de Souza (Esposa do Ladrão), Augusto Marin (Marido), Samara Montalvão (Amante), Rose Araújo (Esposa),

Rodrigo Veloso (Amante da Esposa), Paulo Dantas (Segundo Ladrão)

Iluminação: André Lemes

Operador de Luz: Agnaldo Nicoleti

Coordenação: Augusto Marin

Assistente de Administração: Anderval Areias

Assistente Produção: Gabriel Paschoal

Design Gráfico: Rony Costa

Assessoria de Imprensa: Alessandra Siegel

Estagiária: Giovanna Cípola

Contrarregra: Manoel Cabral

Realização: COMMUNE

SERVIÇO - Mostra do Repertório da Commune

Os Segredos da Commedia Dell? Arte

Datas: 28 a 31 de janeiro e 1 a 5 de fevereiro - 18h - on-line no @ColetivoCommune

7 de fevereiro - 20h - ao vivo (presencial) - no Teatro Commune

Classificação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Gênero: Comédia

Tel: (11) 3476-0792 - (11) 97665-2205 e 98867-2218 (ambos WhatsApp)

Onde: Teatro Commune: Rua da Consolação, 1.218 (ao lado da estação Mackenzie do Metrô e do TRT) e on-line no @ColetivoCommune.

Nem Todo Ladrão vem para Roubar

Datas: 28 a 31 de janeiro e 1 a 5 e 7 de fevereiro - 20h - on-line no @ColetivoCommune

Gênero: Comédia

Duração: 60 minutos