16 de Maio de 2018
TRT marca nova audiência de conciliação para esta quinta-feira (17)
Tribunal analisará as propostas do Sindpd e do Seprosp para tentativa de acordo da Convenção Coletiva de Trabalho de 2018

Está marcada para esta quinta-feira, 17, às 15h30, no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, a segunda audiência de conciliação - a primeira aconteceu no dia 17 de abril - já que se cumpriu o prazo de 30 dias estabelecido pelo desembargador Carlos Roberto Husek para tentar concretizar o acordo da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2018.

Na ocasião, o Sindpd e o Seprosp se comprometeram a fazer novas tentativas para firmar a CCT da categoria. A fim de atender à solicitação do magistrado, o Sindpd reuniu sua comissão de negociação e consultou todas as regionais para chegar a uma proposta consolidada, numa tentativa de estabelecer um acordo profícuo para os trabalhadores.

Confira aqui como foi a primeira audiência de conciliação.

Dias de luta

Até chegar nesse ponto, aconteceram nove rodadas de negociação. Foram três meses de intensos debates e reuniões tensas com o patronal, que, a cada novo encontro, se mostrava cada vez mais convicto em retirar os direitos dos trabalhadores.

Diante da impossibilidade de fechar um acordo justo para os profissionais de Tecnologia da Informação, o presidente Antonio Neto se mostrou firme contra as investidas dos empresários, o que resultou na primeira audiência de conciliação no TRT.

Medida de proteção de direitos

Uma iniciativa que protegeu os trabalhadores foi a decisão de manter válidas as cláusulas da CCT 2017 até que uma nova Convenção Coletiva seja assinada entre o Sindpd e o Seprosp. Diante de qualquer descumprimento da CCT da categoria, o Sindpd permanece em alerta para agir em favor dos trabalhadores de TI de todo o estado de São Paulo.

O Sindicato está à disposição para receber todo e qualquer tipo de denúncia sobre a retirada dos direitos da categoria, como a recusa por parte das empresas em fazer as homologações das rescisões no Sindpd; as tentativas de acordos individuais; e a pressão ou demissão para a substituição de trabalhadores celetistas para sistemas precários e fraudulentos de trabalho - como o intermitente, autônomo e PJ.

Confira, rodada a rodada, o andamento das negociações:

9ª rodada: Insistência patronal na retirada de direitos encerra negociação coletiva da CCT 2018

8ª rodada: Sem acordo, Sindpd e sindicato patronal marcarão nova rodada de negociação da CCT 2018

7ª rodada: Impasse nas negociações da CCT 2018 permanece, e nova rodada será agendada

6ª rodada: Negociação da CCT 2018 volta à estaca zero

5ª rodada: Sem acordo, negociação da CCT 2018 segue para a sexta rodada

4ª rodada: Insistência patronal em descontruir direitos de TI dificulta o acordo da CCT 2018

3ª rodada: Negociações avançam, mas acordo da CCT 2018 permanece distante

2ª rodada: Patronato propõe corte de direitos já consolidados em 2ª rodada da Campanha Salarial 2018

1ª rodada: CCT de 2017 é válida até que se firme nova Convenção, decidem Sindpd e Seprosp