27 de Abril de 2018
Sindpd realiza primeiras aposentadorias totalmente digitalizadas
Conquista representa otimização e facilidade para os próximos aposentados; com programa disponível na sede do Sindicato, processo é realizado totalmente pelo computador e acelera a aprovação do benefício

Nesta quinta-feira, 26, foram realizadas as primeiras aposentadorias totalmente digitais pelo departamento de aposentados do Sindpd. O processo, acompanhado por representantes do Sindicato e do INSS, marca um novo momento na prestação de serviço aos trabalhadores que estão em vias de se aposentar.

O primeiro atendimento do dia aconteceu com a trabalhadora da Fundação Seade Eliane Shebabo. Eliane contou que quando teve contato com o Sindicato em busca de informações para a aposentadoria, o coordenador do departamento, Nivan Gomes, avisou que haveria um novo processo e que ele seria ainda mais rápido. "Ele falou que tudo seria feito pelo computador. E, quando liberou o sistema, ele imediatamente entrou em contato comigo e falou que eu seria a primeira a realizar o processo", disse.

Shebabo ainda avaliou e comparou o antigo ao novo modelo de atendimento. "Eu achei ótimo porque eu já tinha ido até a Previdência e o prazo que eles me deram ia ser para dali seis meses para dar entrada. Calculei que tudo levaria mais de um ano. Então aqui eu achei que foi super rápido! Bem mais prático proceder dessa forma, além de ter um atendimento totalmente especializado pelo Sindpd", elogiou.

José Marx de Oliveira, trabalhador da Prodesp, foi a segunda pessoa a realizar o processo pelo programa do INSS implantado na sede do Sindpd. Ele soube do serviço do Sindicato por meio de amigos e também elogiou o novo sistema. "É excelente. Com esse novo sistema e o Sindpd fazendo parte disso é muito bom, afinal muitos [sindicatos] não fazem isso. É uma prestação de serviço a mais que agregou valores, inclusive, ao serviço do Sindicato", afirmou.

Oliveira lembrou de como, na prática, ainda é penoso para os trabalhadores dar entrada na aposentadoria. "Muitas pessoas precisam marcar, passar muitas horas em filas e aqui você vê que é mais tranquilo. Com certeza parabéns a quem teve essa iniciativa".

De acordo com Nivan Gomes, o trabalho que era realizado pelo Sindpd em prol dos aposentados era muito bem divulgado entre os trabalhadores. No entanto, com a apresentação do INSS digital, que é uma forma de agilizar o processo para facilitar o atendimento do segurado, o Sindpd oferece ainda mais qualidade para o associado.

"Agora, menos ainda, não é necessário ficar esperando em filas nos postos do INSS. Vamos desafogar e facilitar a vida dos nossos associados. Hoje, com treinamento em casos reais e o INSS divulgando esse trabalho, acredito que a demanda será grande, porém ainda mais rápida", concluiu o coordenador.

Fiz o processo. E agora?

Assim que os dados são lançados no sistema por um representante do Sindicato, o responsável pelo preenchimento receberá um e-mail de notificação, que poderá ser encaminhado ao trabalhador.

No entanto, o trabalhador também poderá ter acesso, dentro do sistema do INSS, à carta de concessão e como está o andamento do processo, além de receber tudo pelo correio. O mesmo é válido no caso de recusa da aposentadoria: o trabalhador recebe, em casa, a carta de indeferimento, podendo também acessar pelo sistema o processo.

O prazo para finalização do requerimento é de até 45 dias, porém com o sistema, o trabalhador pode ter acesso à resposta sobre sua aposentadoria ainda mais cedo. Serviços simples, como extratos e atualizações, podem ser finalizados no mesmo dia; pedidos de benefícios sem complementação de documentação têm prazo de resolução de 7 a 10 dias.

Em caso de dúvidas, procure o departamento de aposentados do Sindicato: o plantão acontece de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Para mais informações, ligue para (11) 3823-5600.