19 de Março de 2024
Sindpd lança Campanha 'Empresa legal, inclusão real' para combater descumprimento da Lei de Cotas para pessoas com deficiência

O Sindpd está lançando uma nova campanha intitulada " Empresa legal, inclusão real", com o objetivo de combater o descumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei 8.213/91) por parte das empresas de tecnologia da informação no estado de São Paulo.

A partir de dados fornecidos pelo Ministério do Trabalho, o Sindpd constatou o descumprimento da legislação por empresas renomadas como TIVIT, Mercado Livre, HCL, Zup(Itaú), e até mesmo a IMA (Empresa pública de Campinas). Além do descumprimento da cota, também há denúncias de empresas dificultando o acesso ao auxílio filho com deficiência em algumas organizações.

Tudo piora quando é possível verificar que algumas dessas empresas de tecnologia fazem campanhas ostensivas de diversidade e inclusão nas redes sociais, enquanto na prática não cumprem efetivamente a legislação que garante oportunidades iguais para todos.

O Presidente do Sindpd, Antonio Neto, ressalta: "Não se trata apenas do preenchimento das vagas, mas de entender a lei como uma política de inclusão. As empresas devem buscar criar oportunidades através do investimento em qualificação profissional. É hora de pressionar as empresas e garantir que elas não apenas falem sobre diversidade e inclusão, mas também atuem de fato".

De acordo com dados levantados pelo Sindpd, atualmente existem 4761 vagas abertas para pessoas com deficiência nas 418 empresas enquadradas pela lei. No entanto, 192 empresas cumprem menos que 30% da cota estabelecida, enquanto 107 empresas simplesmente ignoram completamente a legislação, não contratando qualquer pessoa com deficiência.

Diante desta realidade, o Sindpd está organizando uma manifestação para o próximo dia 02, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em frente a uma dessas grandes empresas para denunciar o descumprimento da lei e exigir ações concretas para corrigir essa situação.

Convocamos todos os trabalhadores da categoria a se juntarem a nós nessa manifestação, demonstrando solidariedade e apoio à causa da inclusão real e do cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência.