Jurídico
18 de Outubro de 2016
Sindpd garante, mais uma vez, os direitos dos trabalhadores da Coderp
Após a descoberta de esquemas fraudulentos, Sindicato está acompanhando de perto o processo para assegurar os salários

Mais uma vez a atuação do Sindpd no caso das fraudes de licitações na Coderp (Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto) foi essencial para que os trabalhadores da empresa recebessem o salário referente a agosto e, agora, também o de setembro.
Segundo o diretor da regional em Ribeirão Preto, Carlos do Carmo, em contato com o Superintendente da empresa no quinto dia útil de outubro, o Sindicato foi informado de que a empresa não possuía o numerário para efetuar o pagamento de salários dos empregados, bem como também não havia previsão de quando o pagamento seria realizado.
"Foi então que o Departamento Jurídico do Sindpd, através do Dr. Marcelo Henrique, advogado da regional de Ribeirão Preto, foi acionado e ingressou imediatamente com ação trabalhista no sentido de garantir, novamente, o direito dos trabalhadores", contou o diretor.
Com relação às multas referentes aos atrasos ocorridos anteriormente, o Sindpd conseguiu negociar e elas foram devidamente pagas aos trabalhadores. Para os atuais atrasos, um novo documento solicitando o pagamento já foi encaminhado pelo Sindicato, que está aguardando resposta. "Estamos acompanhando o processo de perto", sinalizou Carlos do Carmo.
Para evitar que os empregados sejam ainda mais atingidos, o Departamento Jurídico do Sindpd entrou com uma ação trabalhista solicitando à Justiça do Trabalho a garantia de pagamento dos salários e do décimo terceiro até o final deste ano.
A expectativa é de que, com o início de nova administração municipal em janeiro de 2017, a empresa seja redirecionada para o seu foco principal, que é a prestação de serviços em administração de processos informatizados e infraestrutura de tecnologia ao Município de Ribeirão Preto.
Intervenção do Sindicato
Durante a realização do Seminário de Pauta - Regulamentação da profissão de tecnologia da informação, o presidente do Sindpd citou o caso da Coderp e ressaltou que o Sindicato defende, de forma direta, os direitos dos empregados. "Estive em Ribeirão, visitei a empresa e pude conversar com os trabalhadores, conhecer a preocupação dos funcionários", disse.
Para Neto, o fato de o Sindpd estar acompanhando de perto a agrura encarada injustamente pelos trabalhadores mostra o respeito e a importância que a Entidade dá a toda a categoria. "O Ministério Público disse com todas as letras que o único Sindicato próximo da prefeitura que não se envolveu com corrupção é o Sindpd", afirmou.
Histórico
No início de setembro, após a investigação aberta pelo Ministério Público, foi descoberto um esquema de fraude em contratos de licitações em Ribeirão Preto e, então, foram constatadas irregularidades em uma das empresas da base do Sindpd, a Coderp. Foram desviados R$ 49 milhões da empresa, o que comprometeu o pagamento dos salários dos empregados.
Em agosto, em uma ação conjunta com o Sindpd, a empresa emitiu um pedido judicial solicitando o desbloqueio da verba, cuja liberação foi feita no dia 13 de setembro, com a anuência do Sindicato, que também publicou uma nota no jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, em que reafirma o "apoio integral a todas as ações e investigações sob o comando do Ministério Público e Polícia Federal, bem como reafirma a importância da preservação da empresa pública". Leia mais.