Jurídico
15 de Setembro de 2016
Sindpd assegura direitos e evita prejuízos aos trabalhadores da Coderp
Empresa é investigada por desvio de recursos. Atuação do Sindicato garantiu o pagamento de salários

No início do mês, o desdobramento de uma investigação iniciada pelo Ministério Público deflagrou um esquema de fraude em contratos de licitações em Ribeirão Preto. Batizada de "Sevandija", a operação da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) descobriu R$ 203 milhões em esquemas fraudulentos.

Entre as irregularidades identificadas, está o desvio de R$ 49 milhões na Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto (Coderp), empresa que faz parte da base do Sindpd e cujos funcionários são representados pelo Sindicato. O esquema admitia contratos com dispensa de licitação e priorizava a admissão de funcionários indicados por agentes públicos.

Alvo da investigação, a Coderp teve os bens bloqueados pela Justiça, e o pagamento dos salários dos empregados referente a agosto foi retido. Em ação conjunta com o Sindicato, a empresa emitiu um pedido judicial solicitando o desbloqueio da verba. A liberação foi feita na última terça-feira, 13, com a anuência do Sindpd. Carlos do Carmo, diretor da Regional em Ribeirão Preto, comentou o processo e reafirmou a luta do Sindicato em favor dos trabalhadores. "No primeiro momento o pedido foi negado. A empresa pediu reconsideração, e o valor exato do pagamento foi autorizado desde que obtivesse a aprovação do Sindicato. A assistência dada pelo departamento jurídico do Sindpd fez toda a diferença para a liberação dos salários", explica.

A Convenção Coletiva do Sindpd prevê multa de 2% ao dia em caso de adiamento no pagamento de salários. Segundo Carlos do Carmo, medidas serão tomadas para que a dívida seja negociada e paga integralmente, sem que haja prejuízo aos trabalhadores.

Apoio integral

Com o objetivo de assegurar o cumprimento dos direitos garantidos e evitar prejuízos aos trabalhadores da Coderp, o Sindpd acompanha de perto os desdobramentos do caso. "Eu estive na empresa e conversei com algumas pessoas, coloquei o Sindicato à disposição. O pessoal está contando com a gente para acompanhar o que está acontecendo", conta o diretor.

Na terça-feira, 13, o Sindpd divulgou uma nota no jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, em que reafirma o "apoio integral a todas as ações e investigações sob o comando do Ministério Público e Polícia Federal, bem como reafirma a importância da preservação da empresa pública".

Confira a íntegra da nota divulgada no jornal A Cidade:

Em defesa dos funcionários da CODERP, contra a corrupção.

A CODERP (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) é, e sempre foi, uma das empresas mais importantes e estratégicas do município de Ribeirão Preto, pois é a responsável pelos processos informatizados e pela infraestrutura de tecnologia do município, função que exerce com muita excelência e competência, rendendo-lhe inúmeros prêmios.

A CODERP presta serviços à Prefeitura, às secretarias e às autarquias da administração municipal, recebendo por estes serviços de acordo com os contratos estabelecidos com cada órgão.

O corpo de funcionários da CODERP, representados pelo SINDPD, é composto por profissionais concursados, altamente qualificados, pais de família sérios e respeitados, que não compactuam com os acontecimentos que estão sob investigação. Os funcionários da empresa, assim como a sociedade, sentem-se indignados.

O SINDPD, em nome de seus representados na CODERP, manifesta apoio integral a todas as ações e investigações sob o comando do Ministério Público e Polícia Federal, bem como reafirma a importância da preservação da empresa pública, que sob uma administração transparente e com seus trabalhadores, possa, cada vez mais, ser utilizada em benefício da população ribeirão-pretana.

SINDPD

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM PROCESSAMENTO DE DADOS E TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO