Notícias
Notícias
WhatsApp
07 de Março de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Semana da mulher: Participação das mulheres no mercado de TI ainda é baixa, mas juntos podemos mudar essa realidade
Apenas 24,3% dos profissionais em tecnologia da informação em SP são mulheres



A presença feminina no mercado de trabalho em tecnologia da informação vem crescendo nos últimos anos, mas ainda há muito a ser feito em relação à igualdade de gênero e representatividade nas empresas. Em SP, um dos principais estados brasileiros em tecnologia, a realidade não é diferente.

De acordo com dados do Observatório Digital de Oportunidades, apenas 24,3% dos profissionais em tecnologia da informação em SP são mulheres. O número é ainda mais baixo quando se trata de cargos de liderança, onde as mulheres ocupam apenas 18,1% das posições.

No entanto, é importante destacar que as mulheres que atuam na área de Tecnologia da Informação em São Paulo têm um perfil diverso e qualificado. Segundo o mesmo levantamento, as profissionais são predominantemente jovens, com média de idade de 30 anos, e possuem alto nível de escolaridade, sendo que 68% têm ensino superior completo e 21% têm pós-graduação.

As mulheres de TI têm experiência em diversas áreas, como desenvolvimento de software, análise de dados, suporte técnico e gestão de projetos. Elas também se destacam pela capacidade de trabalhar em equipe e pela habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas.

Para aumentar a participação das mulheres no setor é fundamental que as empresas adotem políticas de igualdade de gênero e ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional para as profissionais da área. Além disso, é necessário incentivar a participação das mulheres na luta pela categoria.

O Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd) tem um papel importante na defesa dos direitos dos trabalhadores da área de tecnologia da informação, incluindo a igualdade de gênero. A cláusula 30 da convenção coletiva de trabalho do Sindpd estabelece que as empresas devem adotar medidas para combater a discriminação de gênero e promover a igualdade entre homens e mulheres no ambiente de trabalho.

A participação das mulheres no Sindpd também é fundamental para que suas demandas sejam ouvidas e atendidas. Atualmente, 29% dos nossos filiados são mulheres. É necessário que mais mulheres se filiem ao sindicato para que possam contribuir com suas ideias e experiências na luta pela igualdade de gênero e melhores condições na área de tecnologia da informação.

Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM

Assistencial
Clausula 53

Últimas do Convergência Digital
PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade



Buscar


NOTÍCIAS MAIS...


Últimas do IDG NOW

Conheça o Sindpd Digital

CSB Zap
CSB Zap
O Sindpd está no Instagram
Homenagens - mulher
Homenagens - 75

HOMENAGENS
HOMENAGENS

FGTS
FGTS