Acervo - Esportes
04 de Outubro de 2016
Rodada define mais oito classificados para terceira fase do Futsal
Equipes lutaram até o último minuto por uma vaga na próxima etapa do campeonato

A última rodada da segunda fase da 24ª edição do Campeonato de Futsal do Sindpd, que aconteceu no último sábado (1), na Associação Atlética São Paulo, definiu os nomes e a classificação de mais oito equipes, desta vez dos grupos I e J, que irão disputar a terceira fase da competição. Com partidas emocionantes e placares apertados, Schalke 404, Cidadão do Futuro, PBC, Brothericos, Tivit, Totvs, Bexpert e Tecban garantiram seu lugar ao sol. O degrau seguinte da competição terá início no próximo final de semana.

A partida que abriu a rodada, entre Schalke 404 e Cidadão do Futuro, definiu a classificação das duas equipes nos últimos segundos do confronto. Apesar de pressionar durante todo o jogo, o Schalke permaneceu atrás do placar durante toda a partida. O gol de empate e da classificação veio a 30 segundos do apito final. Com o placar igualado em 3 a 3, as duas equipes somaram 7 pontos. Autor do gol salvador, Marcus Vinicius, funcionário da GFT, se sentiu aliviado com a classificação.

"O adversário veio fechado, jogando meia quadra durante toda a partida. Estávamos com a pose de bola, mas a bola não entrava. Consegui fazer o gol no final, e é hora de pensar na próxima fase, que será pedreira.  Agora não podemos escolher adversário, eu acredito muito no nosso time", falou.

Para Augusto Bispo de Jesus, jogador da Cidadão do Futuro e sindicalizado há quatro anos, a equipe precisa arrumar a defesa para a próxima fase. "Vamos acertar a casa para a próxima fase, nosso problema no jogo de hoje foi na marcação, e a gente tem pecado nesse quesito. É nisso que precisamos melhorar", explicou.

Com esse resultado, a Stefanini nem precisava entrar em quadra, contra a então eliminada Unip, para saber que não teria chance de classificação. E foi o que aconteceu, os jogadores não compareceram ao jogo e foi determinada vitória por WO da Unip, que conseguiu somar seus únicos três pontos na segunda fase.

Fechando os jogos do grupo I, Brothericos e PBC fizeram a final da chave, que definiu a primeira colocação para os atuais campeões. Apesar de permanecer invicto, o Brothericos encontrou um adversário duríssimo, que jogou de igual para igual e conseguiu um empate em 7 a 7. Diego Silva, sindicalizado há quatro meses e autor de três gols na partida, saiu satisfeito com o resultado, que dá mais forças para as próximas partidas do PBC.

"Arrancamos um empate dos atuais campeões, a equipe que tinha vencido todas. Ficamos isolados no segundo lugar, e para a gente isso é bom, pois vamos enfrentar equipes teoricamente mais fracas", disse.

Para Fábio Rocha Carrasco, funcionário da Tivt, mas jogador do Brothericos, essa foi a partida mais difícil até agora. "Hoje faltaram alguns jogadores importantes do nosso time, mas a vontade do adversário, a forma que eles jogaram e por vários outros motivos, fez dessa partida, sem dúvida, a mais complicada. Encontramos uma equipe que queria muito ganhar, acredito que foi a primeira até agora. Para a próxima fase, caímos em uma chave com bons times, por isso precisamos ir para os jogos mais fortes e marcar melhor, sempre em busca das próximas etapas", falou.

Com esses resultados, o Brothericos terminou a segunda fase em primeiro do grupo com 13 pontos ganhos. O PBC com três pontos a menos ficou na vice-liderança. Schalke 404 e Cidadão do Futuro terminaram a fase com sete pontos, mas o Schalke ficou no terceiro lugar por conta do saldo de gols.
Pelo grupo J, a Tivit, que já havia garantido o 1º lugar com antecipação, não passou pela Totvs, que venceu por 8 a 7 e conquistou uma vaga para a terceira fase sem precisar torcer por outros resultados. Para Taniel Cesar, funcionários da Totvs e sindicalizado há cinco anos, o jogo foi muito complicado.

"Nós sabíamos da dificuldade que a gente ia encontrar, mas nossa equipe se comportou muito bem, e eu tive a felicidade de fazer três gols e ajudar a equipe a classificar para a próxima fase. Vamos tentar jogar as próximas partidas como jogamos hoje, pois agora começa um novo campeonato", comemorou.

No segundo jogo do grupo, Cimcorp e Bexpert lutavam por uma vaga. Jogando pelo empate, a Cimcorp abriu o placar, mas não conseguiu segurar a pressão. No final, vitória por 3 a 1 da Bexpert, que garantiu a classificação. Sidnei Oliveira espera jogos mais tranquilo para a terceira fase.

"Nossa caminhada até aqui não foi fácil, foram vários jogos desfalcados.  Agora estamos motivados e vamos em busca de avançar na próxima fase, assim como fizemos no ano passado. Vamos tentar fazer uma terceira fase com menos expulsões e vamos pra cima, pois buscamos uma posição superior em relação ao ano passado e, se possível, de forma menos sofrida", completou o trabalhador, sócio do Sindpd há sete anos.

A última partida marcada, entre Dezonline e Tecban, não aconteceu. Já eliminada no torneio, a Dezonline não compareceu e deu a vitória por WO para a Tec Ban, que também garantiu vaga na terceira fase.

Com a liderança da Tivit com 10 pontos, a Tec Ban ficou em segundo lugar com 9, seguida da Totvs com os mesmos 9 pontos e a Bexpert com 7.

A terceira fase, que começa no próximo sábado (8), reunirá quatro grupos com quatro equipe cada um, que brigarão por duas vagas em três rodadas. Nessa etapa, a equipe que vencer duas partidas se classifica e a que perder duas, está fora.  Os jogos não terão empates, as partidas que terminarem com o placar igualado irão para as penalidades máximas.

Confira aqui a galeria: