Acervo - Esportes
26 de Setembro de 2016
Rodada define 8 classificados para a 3ª fase do Campeonato de Futsal
Cinco jogos entre equipes dos grupos G e H movimentaram o sábado

A penúltima rodada da segunda fase da 24ª edição do Campeonato de Futsal do Sindpd, realizada no último sábado (24), definiu a classificação de oito equipes. Pelo grupo G, conseguiram avançar para a terceira fase os times Tivit Work, SIS Consultoria A, Linx e Sonda IT. Já pelo grupo H, os classificados foram BRQ, IT IS, Bar 100 Lona e Eicon. Dois times de cada grupo ficaram nas últimas colocações e deram adeus ao torneio.
A rodada começou com as partidas do grupo G, no qual os seis times ainda tinham chances matemáticas de brigar pelas quatro vagas. No primeiro jogo do sábado, SIS Consultoria A e Sonda IT mantiveram um duelo bastante equilibrado nos minutos iniciais da partida. Com um perfil de jogo mais defensivo, o time da SIS Consultoria, no entanto, conseguiu encontrar brechas para bons contra-ataques e, com isso, venceu por 4 a 1.

"Nossa estratégia foi marcar meia quadra e sair no contra-ataque. Como o nosso time estava com poucos jogadores no banco, a gente não podia se desgastar muito. O empate já bastaria para a classificação, mas conseguimos a vitória e foi melhor assim porque vai dar mais confiança para a terceira fase", disse Raphael Rampazzo, da SIS Consultoria A.

Com a vitória, a SIS Consultoria A chegou aos 9 pontos e garantiu uma das vagas. Os jogadores da Sonda IT, por sua vez, deixaram a quadra de olho nos próximos jogos, pois, com 7 pontos, ainda dependiam dos resultados dos adversários para saber a sua posição final na tabela.
No segundo jogo do sábado, o Bayern tomou um susto no primeiro tempo, quando viu o adversário Partners abrir o placar e fechar a primeira metade do jogo com a vitória por 1 a 0. Na segunda etapa, porém, a equipe se encontrou em quadra e conseguiu uma virada significativa, fechando a partida com uma vitória por 4 a 1.

"Nosso time no começo entrou nervoso e tomamos o gol, mas no segundo tempo conseguimos ajeitar a equipe. Jogamos o nosso futebol mais solto, sem pressão, e os gols foram saindo naturalmente", explicou Patrick Campanholo, do Bayern.

A derrota eliminou o Partners, que ficou com apenas 3 pontos nesta fase. Para o Bayern, o nervosismo e a ansiedade em busca da classificação continuaram um pouco mais, pois, com 7 pontos, o time se igualou ao Sonda IT e o jogo que ocorreria em seguida ainda seria decisivo para os dois times.

Jogo do dia

Linx e Tivit Work entraram em quadra para uma partida que interessava não apenas aos atletas das duas equipes, mas também aos jogadores de Bayern e Sonda IT, que dependiam da combinação de resultados.
Com 9 pontos conquistados nas rodadas anteriores, a Tivit Work poderia até perder que já estaria classificada. Já para a Linx, só a vitória interessava, pois, com 5 pontos na tabela de classificação, um tropeço no sábado significaria a classificação automática de Bayern e Sonda IT, ambos com 7 pontos.

Sabendo da responsabilidade, os jogadores da Linx correram em busca dos gols. Mesmo com uma partida equilibrada, a equipe conseguiu vencer a Tivit por 3 a 1 e, com isso, chegou aos 8 pontos e carimbou o passaporte para a próxima fase.
"A gente acabou oscilando muito nesta fase e pegamos o melhor time da chave. Perdemos pontos importantes [nos jogos anteriores], então a gente já entrou sabendo que precisava ganhar. Agora é descansar, pois vamos pegar um grupo difícil na próxima fase", afirmou Diego Pantaleão, da Linx.

Com a definição dos jogos, a quarta vaga do grupo precisou ser decidida pelo critério de desempate, já que Sonda IT e Bayern ficaram com 7 pontos cada um. O Sonda se deu bem, pois havia vencido o Bayern no confronto direto, o que beneficiou a equipe como critério para desempatar a briga pela vaga.
Grupo definido

Os dois últimos jogos do sábado foram entre as equipes do grupo H. Os quatro times entraram em quadra sabendo que estavam classificados, pois Norber e Zica não já não tinham mais chances de avançar. Os confrontos serviram para definir a ordem de classificação do grupo, o que foi suficiente para manter o nível de qualidade.
O Bar 100 Lona venceu a Eicon por 5 a 2. "O jogo foi tranquilo, impusemos a nossa tática, com todo mundo tocando a bola e jogando com calma. Uma hora o gol ia sair e foi o que aconteceu. Agora está chegando uma fase boa, está afunilando, só tem equipes qualificadas, vamos para cima", disse Wesley Deizeppe Lima, do Bar 100 Lona.

Em uma partida que valia a liderança do grupo, a BRQ venceu o IT IS por 3 a 1. Apesar do resultado favorável, o jogo não deixou os atletas da BRQ totalmente satisfeitos. "Acho que o time hoje esteve muito abaixo do que geralmente a gente rende. Fomos beneficiados porque saímos com o placar na frente e depois jogamos no erro do adversário, mas, nas próximas fases, vamos ter que melhorar alguns pontos que erramos hoje", resumiu Wesley Borges, da BRQ.
No próximo sábado (01/10), mais seis partidas definirão os classificados dos grupos I e J.

Resultados da rodada

SIS CONSULT A 4 x 1 SONDA IT