19 de Dezembro de 2019
Representantes de diferentes categorias do funcionalismo público se reúnem contra a Junta Orçamentária Financeira
O princípio motivo da reunião foi organizar uma unidade contra o decreto Nº 58.093, que retira diversos benefícios dos trabalhadores

Aconteceu na última segunda-feira, 16, uma reunião para discutir estratégias e barrar os retrocessos impostos pela Junta Orçamentária Financeira (JOF) e seu decreto Nº 58.093.

Estavam presentes no encontro representantes dos trabalhadores das empresas que serão afetadas pelo projeto. Dentre elas: Prodam, CET, SPTrans, Cohab e Sehab. Também compareceram lideranças dos sindicatos que representam as categorias profissionais que atuam nessas empresas, como: Sindpd, Sindiviário, Sindimotoristas e o Sindicohab.

A pauta que dominou o debate foi a necessidade de conscientizar os funcionários dessas empresas sobre os riscos de perda de direitos e mobilizá-los contra esse projeto. De acordo com o vice-presidente do Sindpd, João Antônio Nunes, o caminho jurídico é importante, porém a mobilização dos trabalhadores é fundamental. "O caminho jurídico é correto, mas ele não tem tempo, haja vista que um processo de dissídio coletivo, proposto pelo próprio tribunal demorou mais um ano para ser julgado. A via jurídica é remédio necessário, mas nós precisamos trabalhar a mobilização, trabalhar a exposição de ideias, pois de qualquer forma teremos dificuldades".

Por fim, foi decidido que será elaborado um texto em comum, assinado por todas as instituições presentes, denunciando e alertando os profissionais da categoria sobre a perda de direitos e benefícios conquistados pelas Convenções Coletivas de Trabalho. Além disso ficou agendada uma nova reunião, que será realizada no dia 15 de janeiro, visando dar continuidade aos debates e à organização dos embates contra o retrocesso.