Notícias
Notícias
WhatsApp
19 de Setembro de 2017
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Rendimento do FGTS pelo INPC pode repor perdas inflacionárias de quase 20 anos
Argumento legal para a mudança do índice que corrige o benefício depende de julgamento do STJ



O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tem nas mãos a oportunidade de tornar o rendimento do FGTS mais vantajoso aos trabalhadores caso julgue procedente a correção monetária do Fundo pelo índice de inflação. A matéria, que pede a substituição da Taxa Referencial (TR) pelo INPC na revisão do benefício, tramita em caráter de recurso representativo de controvérsia desde setembro de 2016, quando cerca de 29,4 mil processos sobre o mesmo tema foram suspensos para serem representados por uma única ação: o Recurso Especial nº 1.614.874 de Santa Catarina.

A deliberação do ministro Benedito Gonçalves, do STJ, a respeito da suspensão tem o objetivo de agilizar o julgamento dos demais processos ao unificar a decisão a partir da análise de um único recurso repetitivo. Deste modo, caso o Recurso Especial seja julgado legítimo, a decisão se estenderá a todos os demais processos da 1ª e 2ª instâncias.

A favor da pauta, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e o Sindpd (Sindicato dos Profissionais de Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) são apoiadores da tese do Recurso. De acordo com o corpo jurídico das entidades, substituir a Taxa Referencial pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) aumentará o poder de compra do brasileiro, já que em 2016 a inflação fechou em 6,58% segundo o IBGE.

Para o jurídico da Central, inclusive "o reconhecimento como tema repetitivo gera um efeito importante e rápido", favorável às reivindicações dos trabalhadores, pois pode criar jurisprudência positiva aos brasileiros.

Atualmente, o Fundo de Garantia de cada trabalhador é corrigido pela TR + juros de 3% ao ano - rendimento abaixo da inflação desde 1999 e até da poupança conforme a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) ao portal de notícias G1.

Segundo a Associação, em 2016, a poupança chegou à rentabilidade de 8,30%, enquanto o FGTS estacionou nos 5,01% por conta do corrente modelo de revisão, que acumulou uma perda de 39% para a inflação nos últimos 17 anos.

Ou seja, os trabalhadores tiveram retorno negativo no FGTS durante quase 20 anos - reposição que o Sindpd exigiu por meio de uma Ação Civil Pública, apoiada pela CSB e ainda em andamento.

Clique aqui e saiba mais sobre a ação do Sindpd que pede a substituição da TR pelo INPC no índice de correção do FGTS.

Lei do FGTS e 3ª instância

Além de pedir a revisão monetária do benefício com base no INPC, o Recurso de Santa Catarina, apresentado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do estado (Sintaema), também alega que a utilização da Taxa Referencial pela Caixa Econômica é contra a Lei do FGTS (8.036/1990).

Já na terceira instância, uma Ação Direta de Inconstitucionalidade a respeito do tema (que aponta a correção por TR inconstitucional) segue em tramitação no Supremo Tribunal Federal.


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas