Responsabilidade Social
09 de Junho de 2017
Regional do Sindpd em Araraquara inicia a campanha 'Doe Sangue, Doe Vida'
Mais uma vez assumindo sua responsabilidade social, ação promovida pelo Sindicato incentiva sociedade a doar sangue

A Regional do Sindpd em Araraquara iniciou a campanha "Doe Sangue, Doe Vida", além de apoiar a ação conhecida também como Junho Vermelho, que conscientiza a sociedade sobre a importância de ajudar outras vidas através da doação de sangue. A ação é realizada no mês de junho em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no dia 14.

Segundo Daniel Forini, a ideia é criar uma rede solidária. "Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) dizem que a doação de sangue no Brasil é muito pequena. Então, temos como meta buscar doadores voluntários que cheguem aos hemocentros para ajudar a manter o banco abastecido, e não só por aqueles que tem motivação, como doar para pais, amigos ou entes que precisam", comentou o diretor da regional.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,9% da população é doadora, o que deixa os bancos de sangue com maior vulnerabilidade. O número de doadores adequado para um país corresponde a 3% da população. "Nossa campanha vai até dia 30 de junho, mas vale lembrar que existem milhares de hemocentros espalhados pelo País que precisam estar em dia com o seu estoque para ajudar vidas", concluiu Forini.

Pré-requisitos para quem quer doar

Pessoas com idade entre 18 e 65 anos e peso superior a 50 quilos podem aderir à campanha. O doador não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos, além de ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior à doação.

Onde doar?

Em Araraquara, o Hemonúcleo da Unesp, localizado na Rua Expedicionários do Brasil, 1621 - Araraquara/SP, está aberto para coleta de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para mais informações, entre em contato com o hemocentro através do e-mail [email protected] e telefone (16) 3301-6102.