Campanha Salarial
10 de Dezembro de 2016
Proximidade entre o Sindpd e trabalhadores fortalece as lutas da Campanha
Em Santos, categoria aprovou a pauta e destacou a relação de parceria com o Sindicato

Buscar avanços e melhorias para os profissionais de TI é um compromisso firmado pelo Sindpd com os trabalhadores do estado de São Paulo. Com dez delegacias regionais, a Entidade atua para garantir a representatividade de sua base. Em Santos, a relação de transparência e cumplicidade construída ao longo dos anos fez com que a Assembleia de Pauta fosse marcada pela aprovação majoritária da pauta de reivindicações. Com a participação de 160 pessoas, a reunião aconteceu no dia 3 de dezembro.

Entre os trabalhadores, o tema que demandou maior atenção foi a redução da jornada sem diminuição de salários. Jeronimo Correia Bitencourt, diretor da regional, conta que ao ter suas dúvidas esclarecidas, a categoria classificou a proposta como benéfica e vantajosa. "Eles estão muito satisfeitos com a ideia, acreditam que isso trará melhorias na qualidade de vida. As trinta horas foi o norte da Campanha aqui em Santos", justifica.

O reajuste salarial acima da inflação também foi alvo de elogios durante a Assembleia. Lutar por aumento real é uma das bandeiras levantadas pelo Sindpd - nos últimos quatro anos, garantiu aumento salarial de 32% e reajuste de 35,87% nos pisos. Para a Campanha de 2017, o acerto também deve atingir benefícios como vale-refeição e vale-alimentação.

Em conjunto com a redução da carga horária, assegurar o custeio integral do plano médico e odontológico tornam a qualidade de vida um dos compromissos mais importantes da Diretoria. Reeleita em junho e em vigor desde o dia 1 de dezembro, a gestão do Sindpd propõe avanços e batalha por novos desafios, como a regulamentação da profissão de TI.

Parceria que aproxima

A participação crescente dos funcionários foi comprovada pela presença expressiva durante a Assembleia de Pauta. Em relação ao ano anterior, o número de pessoas foi 20% maior, conta José Carlos dos Santos. Para o diretor da regional, fortalecer a organização da categoria é o que garante o sucesso das negociações. "Se não tivermos a categoria unida, não existe Sindicato. É a categoria que impulsiona a Entidade, que só existe graças à união dos trabalhadores", destaca.

A relação de parceria construída é evidenciada não apenas durante a Campanha, mas também nos eventos promovidos ao longo do ano. Luan Santos da Silva, da Sonda, é associado há 7 anos. Estreante na Assembleia de Pauta, é frequentador assíduo dos eventos promovidos no município. "Na Assembleia é a minha primeira vez. Achei tudo o que eles falaram interessante. Sempre participo dos shows, passeios, almoços. E sempre que eu posso eu levo a minha família", conta.

Sobre a interação e a proximidade com os trabalhadores, Jeronimo Bitencourt acredita que o trabalho realizado pelo Sindicato nas empresas é determinante. "Houve maior participação da categoria no último ano. O pessoal tem se inteirado mais, participado mais com a gente, principalmente aqui no interior. A gente tem se tornado uma grande família", comemora.

Entre os trabalhadores mais experientes, o suporte oferecido pelo Sindpd é o que determina a lealdade da base. Djalma Rocha, da Prodesan, é um exemplo de que a parceria dá certo. Associado desde 1989, já contou com o apoio do Sindicato em diversos momentos importantes da vida profissional. "Só tenho elogios. Eu tive todo o respaldo do Sindpd em uma situação complicada que tive em 2004. Tudo o que precisamos, quando queremos esclarecer alguma dúvida, a Diretoria nos atende", elogia.

Confira aqui a galeria: