Campanha Salarial
12 de Janeiro de 2024
'Proposta do patronato para VR não paga um BigMac', critica Antonio Neto
Patrões insistem em reajuste abaixo da inflação durante a negociação

Nesta sexta-feira (12), Sindpd e Seprosp se reuniram para a segunda rodada da negociação coletiva da Campanha Salarial 2024. Novamente os patrões ofereceram uma proposta abaixo até dos índices inflacionários, o que foi avaliado como "desrespeitoso" pelo Sindpd.

A proposta de 3,5% (três e meio por cento) foi recusada novamente na mesa de negociação. "Por mais que tenha tido um avanço mínimo, você mesmo citou o índice de inflação do período, mas não vamos tratar pelo índice. Queremos aumento real.", rebateu Neto, presidente do Sindpd.

Um dos pedidos do setor patronal foi colocado na cláusula de vale-refeição a não obrigatoriedade do pagamento do benefício nas férias. O que foi negado pelo presidente do Sindpd.

"O pedido de vocês reforça o que sempre conversamos: tem que pagar. Não vou mudar a cláusula do vale-refeição porque para nós está incluído na cláusula o pagamento nas férias, no mínimo nas férias.", respondeu Neto.

O presidente do Sindpd lembrou que a cláusula do vale-refeição foi conquistada em dissídio de greve no tribunal, a partir de um normativo precedente que não exclui o pagamento nas férias.

Assista trechos da negociação:

Sobre a proposta de reajuste de 3,5% no valor do vale-refeição, o representante do Sindp apresentou que demonstra a disparidade nas pesquisas do valor atual com o preço médio praticado nos restaurantes.

"O valor que você está oferecendo de vale-refeição não paga um combo do McDonald's, não paga um Big Mac, que é o básico do MC. Que custa em média 32 reais.", criticou duramente Antonio Neto.

O presidente do Seprosp rebateu: "O vale-refeição não foi criado para alimentar o trabalhador. Foi criado para não pagar imposto. Foi criado para diminuir a carga tributária sobre a folha de pagamento. Isso é uma complementação", pontuou Luigi Nese.

"Isso aqui (VR) garante que os companheiros se alimentem. Garante porque o salário não dá! Olha o que você está oferecendo de piso (salário normativo). ", pontuou Neto

O presidente do Sindpd apresentou uma contraproposta: "Eu topo concordar usando o acordo sobre o legislado (611-A da CLT) que o pagamento pode ser feito em dinheiro, se vocês toparem pagar o valor de R$ 35 por dia", propôs o representante dos trabalhadores.

O representante patronal disse que levaria uma proposta para análise jurídica. Assim como a mesma possibilidade para o vale-transporte.

Com relação a outros pontos como as regras mais severas para as empresas que não negociam a PLR, a obrigatoriedade das homologações no sindicato, mudanças no custeio do homeoffice e a multa em caso de demissão em massa sem negociação, os patrões demonstraram contrariedade, mas presumiram rediscutir .

Já foi aceito pelo patronato a obrigações de transporte noturno estendido, a contabilização da hora extra logo após um período de tolerância de cinco minutos, a alteração da redação da cláusula de filhos com deficiência, incluindo o acesso ao benefício para filhos com neurodiversidades. As demais cláusulas seguem em negociação.