15 de Janeiro de 2016
Profissionais de TI do Brasil criticam oferta de 4% de reajuste salarial
Aumento seria dividido em duas parcelas; Sindpd considera oferta indecorosa e paralisa negociação.

A segunda rodada da negociação salarial dos trabalhadores de TI de São Paulo aconteceu na tarde da quinta-feira (14/01), na sede do sindicato patronal da categoria (Seprosp). A proposta levada pelas empresas de TI do estado não agradou a comissão do Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação), que negou a sugestão de reajuste salarial de 4% para a categoria.

A ideia é que o aumento fosse, ainda, repassado em duas parcelas. Em face à oferta, o presidente da entidade que representa os trabalhadores, Antonio Neto, julgou a sugestão de pagamento de 2% em janeiro e 2% em julho como "indecorosa", por não refletir as previsões de crescimento do setor.

Na visão do Sindpd, os índices da inflação de 10,24%, medido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), e de 11,28%, registrados pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), não foram levados em consideração pelos patrões.

"Se o [sindicato] patronal quiser renegociar, ele vai se reunir e vai nos chamar. Vou preparar as nossas baterias, conversar com os trabalhadores, visitar as empresas e dizer a eles qual foi a proposta", comentou Neto, que adicionou: "Está interrompida a negociação".

A entidade indicou que pretende consultar os trabalhadores do setor sobre "possíveis procedimentos de mobilização já nesta semana".

No entanto, por solicitação da comissão patronal de negociação, o presidente do Sindpd concordou em aguardar nova assembleia dos empresários, bem como a apresentação de uma nova proposta para que se inicie um processo coerente de negociação.

A primeira rodada de negociação salarial entre as entidades sindicais ocorreu há uma semana (07/01). A reunião foi paralisada, na ocasião, por divergências amplas entre as reivindicações de cada um dos lados.

Enquanto o Sindpd pleiteava reajuste salarial e de pisos de 13,61% para a categoria, o Seprosp apresentou a proposta de adoção de reajuste salarial escalonado, oferecendo aumento de 8% para trabalhadores que recebam até R$ 2 mil; de 5,5% para os que recebam de R$ 2 a R$ 5 mil mais R$ 50 de aumento na parcela; e de 4% para aqueles com remuneração acima de R$ 5 mil, com um acréscimo de R$ 125 na parcela.

Clique aqui e veja matéria.