Notícias
Notícias
WhatsApp
28 de Abril de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Presidente do Sindpd defende isenção de Imposto de Renda na PLR em reunião com Lula
Entre os sindicalistas, o pleito tem sido encabeçado por Antonio Neto, presidente da CSB e do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo São Paulo.



Em reunião fechada com centrais sindicais nesta quinta-feira (27), em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como absurdo o fato de que os trabalhadores paguem imposto de renda sobre PLR (participações em lucros), mas empresas não sejam cobradas em seus lucros e dividendos.

Os sindicalistas têm reivindicado isenção de IR para PLR. O petista então pediu que Fernando Haddad, ministro da Fazenda, dê especial atenção para a proposta.

Entre os sindicalistas, o pleito tem sido encabeçado por Antonio Neto, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e do Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo São Paulo.

"Tem empresas com lucros e resultados muito positivos que, além de não pagar imposto, muitas vezes se negam a pagar a PLR para os trabalhadores. Ou quando paga, paga só para gerentes e gestores, como é o caso do Stefanini. É uma injustiça trabalhador pagar imposto na PLR e as empresas, não", afirma Neto.

Durante a disputa eleitoral, o ex-ministro Ciro Gomes tinha como uma de suas principais propostas a implantação da taxação de lucros e dividendos de empresas, que foi interrompida no Brasil em 1996, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Após o encontro com Lula e os sindicalistas, Luiz Marinho, ministro do Trabalho, manifestou apoio à proposta de isenção de IR para PLR.
"Se não tem cobrança nos lucros das empresas, porque a participação tem imposto? Lá atrás, quando o Guido [Mantega] era ministro [da Fazenda], ajustaram um valor de isenção e enfim depois ficou parado. Tem que ajustar isso", disse.

Com informações do Jornal Folha de São Paulo e da Imprensa do Sindpd


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia Imobiliaria


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
reduz Clausula 53 Benefícios - Resumo vagas