03 de Fevereiro de 2016
Patrões oferecem 9% de reajuste e negociação salarial começa a avançar
Na quinta rodada de negociação, sindicato patronal propôs também abono salarial de 24% e manteve a condição de parcelamento

As comissões de negociação do Sindpd e Seprosp se aproximam de uma conciliação. Nesta quinta rodada, os empresários de TI oferecem 9% de reajuste salarial com abono de 24% (sobre o salário de dezembro de 2015) a ser pago em setembro. O parcelamento, em duas vezes (5% em janeiro e 4% em julho), foi mantido.

Inicialmente, o sindicato patronal havia apontado reajuste de 8,5%, com abono na ordem de 29%, mas, diante da negativa da do Sindpd, resolveu pausar a reunião para melhorar a proposta.

Nominalmente, a oferta dos representantes dos empresários se aproxima do índice de inflação medido pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), de 10,67%. Porém, o Sindpd avalia que a proposta ainda é insuficiente às expectativas dos trabalhadores da categoria.

"Queremos buscar um indicador mais integral da inflação. Até aceitamos discutir um índice para o abono, de modo a compor as possíveis reposições, que uma proposta parcelada representaria dentro deste conceito, e trazer algum ganho real para a categoria. Mas, primeiro, precisamos lutar por um índice mais satisfatório. Avançamos nesta rodada, mas a proposta ainda é incompatível com a realidade do setor", ressaltou Antonio Neto, presidente do sindicato dos trabalhadores de TI de São Paulo.

Para o líder sindical, os empresários precisam considerar os efeitos da inflação no longo prazo, uma vez que os índices definidos não atuam isoladamente, mas, sim, têm ressonâncias nas negociações futuras. "Eu não abro mão de ter a garantia da inflação, pois o trabalhador não pode arcar com uma perda permanente do seu poder de compra", afirmou.

Na busca por conciliação, as comissões de negociação do Sindpd e do Seprosp convocaram nova reunião (6ª rodada) para o dia 15 de fevereiro.
Clique aqui e veja matéria.