25 de Março de 2024
Patrões conseguem liminar que suspende obrigatoriedade de relatórios sobre Igualdade Salarial
Decisão beneficia empresários que relutam em garantir às mulheres os mesmos salários pagos aos homens em suas empresas

A pedido da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), um desembargador da Justiça Federal de Minas Gerais concedeu, na última sexta-feira (22), uma liminar desobrigando as empresas a divulgarem o relatório semestral de transparência e igualdade salarial, conforme determina a Lei 14.611/2023.

O documento passou a ser exigido para empresas que tenham 100 ou mais funcionários com carteira assinada em julho do ano passado, quando a lei que estabelece igualdade salarial entre homens e mulheres foi sancionada pelo presidente Lula (PT). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vinha coletando as informações para divulgar um ranking das empresas que estavam mais de acordo com a nova regra.

A decisão é do desembargador federal Lincoln Rodrigues de Faria, da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.

Na prática, a decisão beneficia empresários que relutam em garantir às mulheres os mesmos salários pagos aos homens em suas empresas e garante que os descumpridores da nova legislação não sejam identificados e, posteriormente, penalizados. Vale lembrar que a nova lei determina que a empresa que não cumprir com a obrigação poderá sofrer multa de até 3% da folha de salários, limitada a 100 salários mínimos.

A Lei nº 14.611/2023 exige transparência na remuneração de profissionais com cargos equivalentes. O decreto nº 11.795, publicado em novembro do mesmo ano, regulamenta a forma da transmissão de dados, exigindo um relatório semestral e planos de ação para amenizar a desigualdade salarial.

Nesta terça-feira (26), o Sindpd promove o seminário "Desafios para a Inclusão Feminina no Setor de TI", que debaterá, entre outro pontos, justamente a aplicação da Lei de Igualdade Salarial no país. (Saiba mais aqui)

(Com informações de Correio Braziliense)
(Foto: Reprodução/GettyImages)