03 de Outubro de 2017
Parceria com o INSS permite que associados deem entrada na aposentadoria direto no Sindpd
Assessoria previdenciária já era praticada pelo Sindicato dos profissionais de TI; com acordo de cooperação, sistema de integração permite mais celeridade aos processos de aposentadoria em São Paulo.

Um acordo de cooperação entre a Previdência Social e sindicatos paulistas permitirá, até o fim do ano, que cerca de 228 mil pessoas peçam aposentadoria e outros benefícios direto nos seus sindicatos; o número sobe para 513 mil se somados os que ainda não são sindicalizados. A iniciativa evita a longa fila de espera dos trabalhadores por um atendimento num posto da Previdência Social.

Com a parceria, será implantado um sistema totalmente integrado entre os sindicatos e o INSS. O segurado que preferir fazer a solicitação da aposentadoria pelo sindicato terá, portanto, um atendimento de um profissional treinado pelo INSS.

Além do Sindpd, inicialmente, mais três sindicatos farão o mesmo atendimento: o Sinpro - SP (professores de escolas privadas), o SindMetal (metalúrgicos de Osasco e Região) e Saesp (administradores do Estado de São Paulo). No caso do Sindpd, o atendimento já é realizado na sede do Sindicato, na Avenida Angélica, desde 2012.

Em entrevista para o jornal Agora desta terça-feira, 3, o presidente do Sindpd, Antonio Neto, falou sobre a integração dos sistemas da Previdência Social e dos sindicatos. "Foi uma surpresa positiva saber que o INSS estava disposto a trazer sua tecnologia para dentro da estrutura do Sindicato", comentou.

Celeridade

A integração digital entre as organizações envolvidas no processo é essencial e tem o objetivo claro de desburocratização do atendimento e a agilização da concessão de benefícios ao trabalhador.

A proposta é que a documentação em papel seja extinta pela documentação totalmente digitalizada - sem retenção dos documentos do trabalhador -, o que promete, a longo prazo, um encurtamento nas filas dos postos da Previdência e um atendimento mais personalizado dentro dos sindicatos parceiros.

Agende seu atendimento

O departamento de aposentados do Sindpd é responsável pelo atendimento gratuito dos associados há mais de cinco anos e tem mostrado sua relevância a cada ano.

"Desde a criação do departamento fizemos essa parceria com o INSS e temos atendido todos os associados que nos procuram para levantamento do seu histórico no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), que apresenta dados desde o primeiro emprego até o momento da aposentadoria", explicou o coordenador do departamento, Nivan Gomes. Segundo ele, a estimativa de atendimento do departamento chega a cerca de 10 pessoas por semana.

Com a crescente procura pelo serviço, Nivan Gomes afirma que o processo digital vai agilizar o procedimento, o que significa um grande ganho para o trabalhador. "Hoje o processo demora um tempo razoável e, com essa plataforma digital, poderemos fazer tudo mais rápido. A tendência é que as pessoas procurem o Sindicato, onde eles podem vir tranquilos, sem filas e sem agendamento", explicou.

O departamento dos aposentados do Sindpd faz plantão de segunda a sexta das 9h às 17h30. Para mais informações, ligue para (11) 3823-5600.

Veja como vai funcionar o processo na imagem abaixo:

*Imagem do jornal Agora - 3/10/2017