Acervo - Esportes
14 de Agosto de 2017
'O ser humano depende dessas iniciativas culturais. Elas incentivam uma sociedade mais amiga, com princípios' diz jogador do C.F.C
Dez equipes das chaves A, C e D se enfrentaram na 2ª rodada do Campeonato de Futsal do Sindpd, realizada no último sábado (12)

O segundo dia de disputas do torneio de futsal organizado pelo Sindpd começou pacato. Na manhã do último sábado, 12, a primeira partida agendada não aconteceu. Representante da chave C, a Spring não conseguiu reunir os jogares necessários e desistiu de entrar em campo. A vantagem ficou com a Proceda, que avança no Campeonato após a desistência do adversário.

A calmaria acabou quando os próximos times tomaram seus lugares em quadra. Mostrando que não estava para brincadeira, o Fúria abriu o placar da segunda rodada com apenas dois minutos de jogo. A vantagem durou pouco. Campeão por dois anos seguidos, o Brothericos estreou com 13 jogadores - entre titulares e reservas - e buscou o empate apenas 4 minutos após o gol do adversário. O placar final foi de 9 a 2 para o Brothericos.

A grande diferença no saldo de gols, porém, não indica que um dos times esteja mais qualificado do que o outro, mas que soube aproveitar as oportunidades criadas. A opinião é do jogador do Fúria, Jesse Eduardo Lima. "O jogo não foi muito bom para nossa equipe, começamos bem, mas nos perdemos. Eles não perdoam falhas. O resultado foi justo, mas não indica a qualidade dos times", analisou.

Para o técnico do Brothericos, Flavio Oberle Romeiro, o que faz a diferença na equipe é o entrosamento entre os jogadores. "A gente continua com o pé no chão e com a humildade de sempre. Nós somos um time que não discute, por isso viemos fortes de novo, porque temos respeito e humildade com todos", afirmou Flávio, funcionário da T-Systens e associado há mais de dez anos.

No Campeonato do Sindpd, a integração é nítida não apenas entre os jogadores que vestem a mesma camisa. Fora de quadra o clima é de descontração e companheirismo. "O campeonato é excelente, é uma forma de conhecer vários profissionais da área. Para nós isso é muito importante, sabemos que hoje em dia o networking é extremamente necessário", concluiu Jesse Eduardo, que atua na área de suporte da Tecban.

A cultura transforma o cidadão

Em 2017, a iniciativa do Sindpd de organizar um torneio de futsal exclusivo e totalmente gratuito aos associados chega à 25ª edição. O Campeonato, um dos eventos mais aguardados do ano pela categoria, já reuniu centenas de profissionais de TI de diversas empresas de São Paulo.

Associado há onze anos, Julio Cesar Costa participa do evento há 5. Dessa vez irá buscar o título com a equipe do C.F.C - Canelassos?s Futebol e Cerveja, antiga Sis Consult A. Com defesas espetaculares do goleiro, o time comemorou a vitória de 2 a 1 contra o Stillos.

Feliz em participar de mais uma edição, o jogador destacou a importância de o Sindpd facilitar o acesso ao lazer, oferecendo diversas vantagens aos associados. "O ser humano depende dessas iniciativas culturais. Elas incentivam uma sociedade mais amiga, com princípios, educação, e isso faz parte do que o Sindicato pode oferecer para a gente", afirmou Julio Cesar.

A opinião é corroborada por diversos associados. "O Campeonato incentiva a prática de esportes. O ambiente é familiar, por isso muitos associados participam, por ter esse clima legal, esse clima de família. Quem não é associado pode se associar porque vai ter muito benefício para aproveitar", aconselha Weslley Ferreira. O pivô da BRQ lembrou também das colônias de férias, benefício já utilizado por ele.

Com relação ao resultado de sua partida, Weslley é cauteloso. O time empatou em 2 a 2 com a equipe da TOTVS. "A gente está voltando agora, os jogadores ainda estão um pouco fora de ritmo. Mas tem que tomar cuidado para não demorar para embalar, o Campeonato é curto esse ano e é perigoso não classificar para a próxima fase", alerta.

Do outro lado, para os jogadores da TOTVS, mesmo com o empate a expectativa é a de avançar nas próximas rodadas. "O jogo foi bem disputado, a gente sabia que ia ser um jogo difícil", concluiu Guilherme Pimentel.

Balançando a rede

O início da tarde de sábado foi marcado por goleadas. Além do Brothericos, que já havia colocado nove bolas na rede, outras duas partidas agitaram as torcidas. O Schalke 404 fez 7 contra 3 do Cidadãos do Futuro. O segundo tempo foi marcado por comemorações e chutes certeiros a gol - foram quatro em menos de cinco minutos.

Victor Hugo de Freitas Santos, analista desenvolvedor da Prime Informática, marcou o primeiro ponto para o Schalke 404. O pivô definiu o estilo da equipe. Segundo ele, foi o toque de bola rápido e o jogo rodado que definiram o resultado final.

"No 2º tempo a gente conseguiu desenvolver nosso jogo, conseguimos deslanchar no placar, virar e consolidar a vitória antes de acabar a partida", comemorou. O time, que foi desclassificado na terceira fase no ano passado, espera chegar mais longe na 25ª edição.

Cimcorp e Partners se enfrentaram no último jogo. Com quatro pontos no primeiro tempo e outros quatro no segundo, a Partners fechou o gol e não deixou a equipe adversária marcar nenhum. Os ânimos se acirraram e a partida registrou o maior número de cartões da rodada: 3 amarelos e um vermelho. Resultado final: Partners 8, Cimcorp 0.

Acompanhe a cobertura completa do 25º Campeonato do Sindpd.

Clique aqui e confira a tabela atualizada.

25ª CAMPEONATO DE FUTSAL DO SINDPD - 1ª FASE/2ª RODADA

PROCEDA