Notícias
Notícias
15 de Dezembro de 2017
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
No Brasil, setor de TI tem saldo positivo em criação de vagas de trabalho celetistas em 2017
Estimativa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revela que a área tem criado mais vagas em todo o País; resultado geral é referente aos dez primeiros meses do ano



Um estudo realizado pelo Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo) junto ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontou que nos dez primeiros meses de 2017 o setor de Tecnologia da Informação tem criado mais vagas celetistas do que fechado.

Localmente, na região Sudeste o saldo também é positivo - fechou o intervalo com 935 novas vagas - e a cidade de São Paulo atingiu 345 novos contratos celetistas no período de janeiro a outubro; em nível nacional, foram 3.752 vagas a mais.

O País alcançou seis meses de resultados positivos - sendo quatro deles consecutivos. As estatísticas apontam que é provável que o ano encerre positivamente, ainda que modestamente, com base no ciclo estudado.

Reflexo da economia

Comparando as perdas verificadas em 2016 com os resultados até agora registrados de 2017, pode-se concluir que as chances de o Brasil compensar em 2017 as perdas de 2016 são reduzidas.

No caso do Estado de São Paulo, predominaram em 2017 os saldos negativos. Observando-se os resultados mensais acumulados, a perda de empregos passou a superar a criação a partir de março, estabilizando-se a partir de junho, mas tem apresentado melhora. No Estado, o setor de TI ainda carece de atenção.

Perspectiva nacional

No Brasil, o saldo mensal acumulado de contratação celetista é ascendente no mesmo período para o total dos setores.

Apesar de ter sofrido oscilações entre crescimentos e quedas das vagas oferecidas durante o período, o subsetor de TI conseguiu se firmar, superando os resultados alcançados pelo conjunto de setores e ficando apenas abaixo do setor de Serviços.

Em oito dos dez meses do ano, os estados que criaram empregos em TI superaram os que fecharam: apenas as regiões Norte e Sul sofreram com os fechamentos de vagas em empresas de TI; as regiões Sudeste, Nordeste, Oeste e Centro-Oeste, continuaram oferecendo novas oportunidades.

Compartilhe

LEIA TAMBÉM

Especial reforma trabalhista

ENQUETE

O formato da SindpdFest mudou. Você gostou?


Sim
Não



Responder

Ver resultado

Ver enquetes anteriores


notificação contribuição sindical
PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade



Buscar
Reservas de colônias


NOTÍCIAS MAIS...
Acessadas

POR QUE SE FILIAR?
Colônia de Férias
Facebook do Neto

SINDPDTV
SINDPDTV

Últimas do Convergência Digital


Últimas do IDG NOW


HOMENAGENS
HOMENAGENS
Homenagens - mulher
Homenagens - 70

BLOG DO NETO
BLOG DO NETO

JORNAL DO SINDPD
JORNAL DO SINDPD

FGTS
FGTS
Galeria de Fotos