07 de Maio de 2020
Innovations Insights 2020: veja tendências que despontam na pandemia
Pesquisa aponta as principais inovações em tecnologia diante do coronavírus

O mapa de inovação não é mais o mesmo com a pandemia de Covid-19. Que tendências surgem, se modificam e quais se mantém? Pesquisa do UOL AD_LAB, com curadoria da GoAD mídia, aponta movimentos significativos a partir de eixos temáticos que seriam apresentados no South by Southwest (SXSW), o maior festival de inovação do mundo, que acabou cancelado.

O resultado é o paper "Innovations Insights 2020", documento que está disponível gratuitamente para download. As tendências serão discutidas com o público em uma live, que será transmitida simultaneamente pela página do UOL AD_LAB no Facebook, e pelo canal do UOL Content_LAB no YouTube, no dia 8 /5, às 10h.

O report elegeu quatro segmentos que se destacam no contexto atual: tecnologias emergentes, comportamento e consumo, mídia e jornalismo, nova economia. E ainda acrescenta um novo movimento à lista: low touch economy.

"É um tema que nem estava na pauta do festival, não tinha palestra ou seção prevista. O que a nossa curadoria identificou foi que a pandemia acelera modelos econômicos baseados em menos interações físicas e mais digitalizações", afirma José Saad Neto, fundador e head de insights da GoAd.

Para o relatório, foram realizadas entrevistas com palestrantes do SXSW e outros profissionais do mercado, pesquisas e acompanhamentos de webinars, entre diversos conteúdos disponibilizados pelas atrações do evento. "O SXSW reflete o momento do mundo. E a gente puxou esses momentos", diz Saad.

A percepção foi a de que, com o distanciamento social em massa, alguns movimentos se aceleram ? especialmente os ligados às tecnologias digitais -, outros despontam. E há também aqueles, como o Cannabusiness, que parecem não se afetar pelo novo cenário. "É um macrotema com vida própria, que cresce há dois anos, na medida em que mercados diversos vão legislando sobre o tema."

Onde a inovação deve acontecer

O paper ainda elencou sete áreas estratégicas de inovação, que são transversais para muitas indústrias. São elas: inteligência artificial, meio ambiente e impacto social, saúde e biotecnologia, conectividade e pessoas, música e áudio, cidades inteligentes e mobilidade e wearables.

Para cada uma das áreas, a GoAd indicou três startups, com modelos de negócios inovadores, para serem observados. Essas empresas de tecnologia estão entre as concorrentes do "SXSW Innovation Awards 2020", premiação anual do evento.

Este ano, não haverá vencedores, mas uma das startups, a Vital, traz uma solução crucial para este momento de pandemia. A plataforma digital é voltada a emergências de hospitais e recorre à inteligência artificial para agilizar a triagem e otimizar os recursos, além de manter o paciente e seus acompanhantes informados sobre as etapas do atendimento.

Via: UOLadLAB