25 de Junho de 2020
Funcionários da HPE aprovam PPR e renovam Acordo Coletivo de Trabalho
Mais de 350 pessoas participaram e votaram em Acordos negociados entre Sindpd e empresa

Funcionários da HPE atenderam à uma assembleia online na manhã desta quinta-feira (25) para dar anuência, através de votação, a três Acordos Coletivo de Trabalho (ACT) referentes a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, Acordo de Jornada de trabalho e renovação do Plano de Participação nos Resultados (PPR). Os acordos, negociados entre o Sindpd e a empresa, foram todos aprovados por ampla maioria e terão vigência a partir do próximo mês.

A renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) continua com as mesmas cláusulas de 2019 por não ter havido negociação da CCT este ano, mantendo todos direitos e benefícios já previstos aos quase 400 funcionários da categoria em atividade na HPE. A falta de negociação entre o Sindpd e o sindicato patronal fez com que o Sindpd passe a contemplar Acordos diretamente com as empresas. Além disso, dentro dessa renovação os trabalhadores aprovaram um reajuste salarial e contemplarão um aumento.

Relativo ao Acordo de Jornada de trabalho, os pontos englobados foram o ponto por exceção, que visa registro de ponto apenas em situações extraordinárias à rotina, jornada flexível de trabalho, que passa por constantes mudanças por causa do impacto causado pelo novo coronavírus e o fracionamento de férias, que dá opção do funcionário tirar licença não remunerada de forma voluntária no período de julho a outubro de 2020.

O PPR, renovado pela 9ª vez em negociações com o Sindpd, corresponde ano exercício de 2020 e será pago em uma única parcela em janeiro de 2021.

Os diretores João Barreto e Pedro Saldanha realizaram a assembleia ao lado do vice-presidente João Antônio Nunes e contaram com grande aderência por parte dos funcionários da HPE.

Após os resultados positivos na aprovação dos Acordos, Barreto assegurou as vantagens de ter os Acordos em vigência. "Os Acordos dão segurança jurídica para os funcionários e para a própria empresa, firmando os direitos previstos", disse o diretor.

Para o João Antônio, a participação e resultado positivo gera segurança e afirma que o Sindpd está trilhando o mesmo caminho de interesse dos trabalhadores da categoria.