26 de Maio de 2023
Fique de olho no depósito do seu FGTS! Sindpd apura denúncias de atrasos no setor
Consulta pode ser feita pelo App. Em caso de atraso, denuncie ao sindicato

O Sindpd vem recebendo e apurando denúncias de empresas, como a Global Web, que estão constantemente atrasando o depósito do FGTS. Os casos chegam a anos de atrasos e sem nenhuma comunicação prévia aos trabalhadores, levando muitas vezes os trabalhadores a surpresas desagradáveis nos momentos mais difíceis ou frustrando sonhos.

Os empregadores devem depositar o valor correspondente a 8% do salário até o dia 07, de cada mês, quando este não for um dia útil, o recolhimento deve ser antecipado.

É importante que os trabalhadores acompanhem e consultem o extrato do seu Fundo de Garantia mensalmente por meio do site ou do aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS.

Como consultar o extrato do FGTS?

Se for fazer no computador, você deve acessar o site. Tanto pelo site quanto pelo aplicativo o processo é o mesmo. Caso você não tenha cadastro, é necessário:
1. Informar o número do seu NIS ou CPF e clicar em "cadastrar senha".
2. Ler o regulamento e clicar em "Aceito".
3. Preencher todos os campos com os seus dados pessoais.
4. Criar uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirmar. Você será direcionado para a tela de login novamente.

Com a senha criada (ou caso você já tenha a senha), é só:

1. Preencher os campos com NIS ou CPF, inserir a senha cadastrada e clicar no botão Acessar.
2. Vai aparecer uma tela com os seus dados, e uma barra com os itens FGTS, PIS, seguro-desemprego etc.
3. Clique em FGTS, e, na sequência, Extrato Completo.
4. Lá você vai ter todos os detalhes de depósitos, assim como os dados de desde quando você está registrado na empresa. É com isso que você pode consultar se tudo está sendo feito corretamente.

SMS

Outra forma de acompanhar as movimentações da sua conta e se manter informado sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS é via SMS.

O cadastro é simples e a adesão ao serviço de SMS deve ser feita pelo aplicativo.

Se a empresa atrasar, o que fazer?

Em caso de atrasos constantes ou de não pagamento, os trabalhadores devem denunciar o caso para o Sindpd pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso canal no Whatsapp (11) 99989-1023