08 de Maio de 2023
Fique atento! Empresas devem comunicar aos trabalhadores retorno ao trabalho presencial com no mínimo 15 dias de antecedência
Sindpd orienta que as empresas busquem o Sindicato para a negociação e que garantam um período de transição para os trabalhadores

Com o fim da emergência sanitária da Covid-19, algumas empresas de Tecnologia da Informação (TI) em São Paulo estão anunciando a possibilidade de retornar ao regime presencial ou híbrido de trabalho. No entanto, é importante que as empresas informem os funcionários com antecedência de pelo menos 15 dias sobre a mudança de regime de trabalho, conforme estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho.

Orientamos que os trabalhadores que forem atingidos entrem em contato com o Sindpd para que o sindicato possa negociar com a empresa a transição e até mesmo a permanência do modelo remoto. O Sindpd está à disposição para auxiliar na transição da melhor forma possível para os trabalhadores, assim como novos modelos de jornada de trabalho, sejam híbridos, remotos ou com jornadas diferenciadas, como por exemplo, de 4 dias.

O trabalho remoto, ou home office, foi uma medida adotada por muitas empresas durante a pandemia como forma de evitar a disseminação do vírus e, após mais de 3 anos, acabou fazendo parte da rotina de muitos trabalhadores.

"Ao longo do período, a mudança do regime de trabalho mudou o estilo de vida dos trabalhadores. As empresas precisam ter essa compreensão, sob risco de impactar negativamente a qualidade de vida de seus empregados. Certamente, o diálogo e a negociação são os melhores caminhos para encontrarmos uma saída responsável e que respeite os trabalhadores. Cabe aos trabalhadores e às empresas encontrarem juntos a melhor forma de manter a produtividade e garantir a segurança no ambiente de trabalho, seja ele presencial, híbrido ou remoto", afirmou o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

Caso a empresa não respeite os 15 dias de antecedência, pedimos aos trabalhadores que denunciem pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 99989-1023.