16 de Novembro de 2021
Expresso 'Anjos da Cidade' levará cuidado em forma de banho quente para pessoas em situação de rua
Ação ocorre na Praça Olavo Bilac, no próximo dia 21, ao lado do SINDPD

A associação sem fins lucrativos "Anjos da Cidade" inaugura o "Expresso Anjos da Cidade levando amor" para ofertar reinserção social por meio do banho, barbearia, atendimento psicossocial, encaminhamento para reabilitação química, escuta ativa e alimentação para pessoas em situação de rua em São Paulo. A iniciativa, com início previsto para o dia 21 de novembro, irá operar em São Paulo, oferecendo 100 banhos diários, assim como alimentação e aos sábados em Taubaté/SP, Vale do Paraíba.

A dinâmica operacional será feita por voluntários do projeto através de uma senha para utilização durante todo o percurso, distribuição de um kit com toalha, itens de higiene e roupas limpas. Depois, o amigo, amiga, amigx será encaminhado para o banho no segundo piso, onde há 4 cabines de sanitários masculinos e femininos equipados com chuveiro.

Após o banho, a pessoa será convidada para a área de salão de cabeleireiro para corte de cabelo e unhas. Na sequência, para uma sala de acolhimento e atendimento psicossocial para uma conversa e auxílio, caso precise, por exemplo, tirar uma documentação, ou encaminhamento para uma clínica de reabilitação etc.

Em seguida, o amigo será levado a um tapete vermelho com um grande espelho antigo para corpo inteiro que realiza um registro fotográfico. A proposta é promover uma experiência em que cada pessoa se reencontre consigo e leve uma foto como presente.

E para fechar o atendimento na área externa, o "amigo" receberá uma marmita, água, doce e fruta, para consumir ali no próprio "Expresso" na área destinada às refeições que já chegarão prontas e ficarão armazenadas na cozinha do ônibus, equipada com pia, armários e marmiteiro. A previsão é para atendimento de 100 banhos e distribuição de 250 marmitas nos dias de atuação.

A instituição Anjos da Cidade já oferece parte destes serviços em rotas feitas pelos voluntários de carro. O "Expresso Anjos da Cidade levando amor" é a concretização do sonho e realização de um propósito de vida da Andrea Pludwinski, idealizado há mais de 30 anos, em oferecer um direito básico de todo ser humano, um cuidado na forma de banho e acolhimento a pessoa em situação de rua. E se tornou possível, graças a sua força social empreendedora e capacidade de reunir voluntários engajados no auxílio ao próximo, como um antigo amigo, José Edgard Soares Filho, empresário de um grupo de empresas da área audiovisual, investidor anjo e fundador da recém-criada Associação Josefina Maria de Jesus, realizadora madrinha do Projeto.

Outro importante apoio é do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do estado de São Paulo (Sindpd) que às terças-feiras em São Paulo, disponibilizará água, eletricidade e acesso ao esgoto para auxiliar no funcionamento do "Expresso Anjos da Cidade levando amor".

"O Projeto Expresso Anjos da Cidade levando amor só foi possível graças ao apoio e investimento da Associação Josefina Maria de Jesus para construção da unidade e abastecimento dos insumos iniciais. Temos também o apoio do Sindpd aqui em SP. Entretanto, estamos em busca de mais parcerias e patrocínios para dar sustentabilidade e longevidade ao seu funcionamento", analisa Andrea Pludwinski.

Todos os atendimentos serão realizados obedecendo as medidas de segurança e orientações da OMS para prevenção da COVID-19 .

Quando: dia 21 de novembro de 2021, domingo às 14h

Local: Praça Olavo Bilac na Barra Funda.