Notícias
Notícias
WhatsApp
15 de Maio de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Empresas podem se inscrever para teste de semana de 4 dias de trabalho
Empresas brasileiras terão a oportunidade de participar de um experimento sobre o impacto da jornada de trabalho semanal de quatro dias.



Entre junho e dezembro de 2023, o Brasil sediará o teste, fruto de uma parceria entre a organização sem fins lucrativos "4 Day Week", que conduz testes no mundo todo sobre a carga horária reduzida, e a brasileira "Reconnect Happiness at Work".

Entre junho e julho, a "Reconnect" vai oferecer informações sobre o programa para qualquer empresa que demonstrar interesse em participar no Brasil.

Não há pré-requisitos, como número mínimo de funcionários. Basta responder a um formulário disponível no site da ?4 Day Week? (acesse aqui).

As empresas podem se inscrever para o início do experimento em agosto e começam a ser preparadas para adotar o modelo em setembro.

Vai haver um pequeno custo para participar do estudo, que ainda não foi definido.

Modelo 100-80-100

O modelo a ser implementado será do tipo 100-80-100: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

O experimento irá medir índices como estresse da força de trabalho, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade.

A universidade americana Boston College elaborou a metodologia da iniciativa. A instituição cuida das pesquisas antes do início do experimento, assim como de análises após três meses da implementação e ao fim do piloto.

Com isso, a expectativa é produzir dados e estatísticas para que as empresas possam definir se seguirão com a semana de quatro dias.

Mitos de produtividade

Diretora da Reconnect e especialista em Felicidade Corporativa, Renata Rivetti afirma que um dos principais desafios do experimento no Brasil é desmistificar a crença de que a produtividade é proporcional ao número de horas trabalhadas.

"É um projeto com foco inicial no aumento de produtividade, mas que acaba resultando em ganhos para os indivíduos, suas famílias e para toda a sociedade. As empresas que adotaram a semana de trabalho de 32 horas percebem maior atração e retenção de talentos, envolvimento mais profundo do cliente e melhor saúde e felicidade dos colaboradores", pontua.

Além disso, a semana de quatro dias de trabalho pode trazer ganhos em saúde mental para os trabalhadores, explica Rivetti. Segundo pesquisa da empresa de consultoria McKinsey com 15 mil funcionários de 15 países, 59% das pessoas passaram ou estão passando por um desafio relacionado à saúde mental.

A pesquisa também aponta que funcionários que estão enfrentando desafios na saúde mental têm uma chance quatro vezes maior de sair da empresa e duas vezes maior de estarem desmotivados no trabalho.

"Os desafios da saúde mental estão custando muito para as organizações, além dos impactos na sociedade. A adoção da semana de quatro dias é boa para a empresa, para os clientes, para os colaboradores e para a sociedade. Será uma revolução no mundo do trabalho, possibilitando mudanças em nossa forma de atuarmos, de forma mais produtiva e saudável", acrescenta.

Onde a semana de quatro dias já foi testada:

Emirados Árabes

Os Emirados Árabes Unidos foram o país pioneiro na redução no número de dias de trabalho.

Desde janeiro de 2022, todos os funcionários de órgãos públicos colaboram com apenas 36 horas semanais, divididas em quatro dias úteis.

Reino Unido

Cerca de 60 empresas do país participaram de um teste com a semana de trabalho de quatro dias durante seis meses. As companhias puderam escolher entre uma jornada de oito horas por dia durante quatro dias ou as mesmas 32 horas divididas em cinco dias, com remuneração e benefícios mantidos na íntegra.

A grande maioria das empresas participantes (92%) decidiram manter o formato de trabalho depois dos testes.

A receita média entres as companhias aumentou 35% em comparação ao período anterior e 90% dos funcionários disseram que gostariam de continuar trabalhando apenas quatro dias.

Desses, 15% disseram que nenhum dinheiro é suficiente para que aceitem voltar ao expediente de cinco dias. Além disso, 39% dos trabalhadores se sentiram menos estressados, 71% reduziram sintomas de burnout e 54% acharam mais fácil conciliar vida pessoal e profissional.

Bélgica

No início de 2022, a Bélgica implementou a semana de quatro dias.

Os trabalhadores ganharam o direito de decidir se preferem a jornada de quatro ou cinco dias, com o mesmo salário.

A jornada de trabalho belga é de 38 horas totais, mas o empregado pode trabalhar 45 horas numa semana e deduzir o tempo adicional na semana seguinte.

Islândia

Entre 2015 e 2019, a Islândia realizou o maior piloto do mundo, reduzindo a jornada semanal de trabalho de 40 horas para 35 ou 36 horas, sem corte salarial.

Cerca de 2.500 pessoas participaram dos testes.

Os resultados, com as empresas tendo maior ou igual produtividade, levaram os sindicatos a negociar a jornada de trabalho.

Suécia

Na Suécia, a semana de trabalho de quatro dias com expediente de seis horas foi testada em 2015 e teve resultados mistos.

Partidos de esquerda julgaram que a implementação da medida sairia cara, enquanto algumas empresas decidiram adotar a mudança, como a Toyota.

Espanha

Testes também serão realizados na Espanha durante dois anos.

O governo está oferecendo até 200 mil euros por candidatos e pelos custos de consultoria, necessários para se adequar a uma nova jornada de trabalho.

O piloto é focado em pequenas e médias empresas industriais, onde de 25% a 30% dos funcionários trabalharão pelo menos 10% menos horas.

(Com informações de O Globo)


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz